Uerj abre inscrições para o vestibular

São mais de seis mil vagas nos cursos de graduação
quarta-feira, 05 de outubro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) abriu inscrições para o seu vestibular estadual 2023. Segundo o edital, são oferecidas 6.256 vagas em 75 cursos de graduação, localizados nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis e Resende. A prova será dia 4 de dezembro e as inscrições devem ser feitas exclusivamente online até o próximo dia 17.

Também integram o edital os cursos da extinta Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), incorporada à Uerj em 2022. O campus do bairro carioca de Campo Grande trará cursos inéditos à universidade, como as graduações em Farmácia, Tecnologia Naval, Engenharia de Materiais e Engenharia Metalúrgica.

Exame único e indicações de leitura

A edição do vestibular estadual 2023 da Uerj continua com o formato de Exame Único, que conta com 60 questões objetivas e uma prova de redação. Para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas deve ser lido o romance “Niketche”, de Paulina Chiziane. Para a prova de Redação, a indicação de leitura é o romance “Não me abandone jamais”, de Kazuo Ishiguro.

Neste ano, o Ciclo de Palestras do Vestibular Estadual retorna ao formato presencial e acontecerá sempre às 15h, no auditório 11 do campus Maracanã. Com transmissão da TV Uerj, as palestras ficarão disponíveis no YouTube para que os candidatos possam acessá-las a qualquer momento. A participação é gratuita e as inscrições online para participação presencial serão abertas nos dias próximos a cada evento: 19 de outubro, 17 e 22 de novembro.

Cotas

De acordo com a lei estadual 8.121/2018, 45% das vagas são destinadas aos candidatos comprovadamente carentes, distribuídos pelos seguintes grupos: 20% para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas; 20% para estudantes oriundos de ensino médio da rede pública de ensino; 5% para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço. Para concorrer às vagas reservadas, é preciso ter renda per capita (por pessoa da família) mensal de, no máximo, R$ 1.818.

Dúvidas sobre as cotas devem ser encaminhadas para o e-mail cotas@dsea.uerj.br. Há ainda atendimento telefônico de segunda à sexta, das 9h às 17h: (21) 2334 0004, (21) 2334 0010, (21) 2334 0020, (21) 2334 1106 e (21) 2334 1107.

Validação da autodeclaração

O Vestibular 2023 contará com a atuação da Comissão de Validação da Autodeclaração (CPVA), criada no ano passado com a finalidade de verificar a regularidade das declarações apresentadas, evitando as chances de fraude ou de falsidade ideológica. Os candidatos que tiverem o resultado da análise socioeconômica deferido passarão pelo processo de análise racial, que poderá ocorrer em três etapas: fotografia, entrevista online e entrevista presencial. 

Aqueles que obtiverem o indeferimento da autodeclaração continuarão participando da seleção pelas vagas de ampla concorrência. A comissão será composta por 60 membros, sendo 20 do corpo docente, 20 servidores técnico-administrativos e 20 do corpo discente da Uerj.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: