Na medida em que as etapas são realizadas, alguns pilotos começam a pintar com favoritismo para brigarem pelo Campeonato Friburguense de Kart. O equilíbrio nas classificações, observado no início da competição, começa a dar lugar a nomes de destaque em cada uma das divisões. Após a etapa de número três, promovida no último dia 23 de maio, no Kartódromo Internacional de Guapimirim (KIG), três pilotos já despontam nos respectivos rankings, embora a pontuação siga bastante próxima em relação aos demais competidores.
Descontadas todas as penalidades e feitas as devidas análises pelos fiscais de prova, Adilson Mozer andou mais rápido e foi o vitorioso na Divisão 1. Alex Alfaya e Arthur Paladino completaram as primeiras colocações no pódio. Leonardo Palermo, Thiago Emmerick, Deivid Aljava e Luiz Mattos também chegaram entre os primeiros. Após os resultados, Alex Alfaya e João Azeredo passaram a dividir a liderança da temporada, com 21 pontos cada. Arthur Paladino os segue de perto, com 20.
Já na Divisão 2, Vinicius Barreto foi o mais rápido, e agora lidera o campeonato de forma solitária, com 21 pontos. O segundo colocado na prova foi Kissinger Mozer, seguido por Marcelo Melo, agora vice-líder do ranking geral com 40 pontos. Vinícius Fortuna, Matheus Sindra, Raphael Dutra e Rodrigo Ferreira (agora terceiro colocado na soma das etapas) vieram logo na sequência.
Na disputa por equipes – são 21 ao todo -, a Penske, composta por João Azeredo e Vinicius Fortuna, tomou a dianteira e lidera com 59 pontos, o mesmo número da Jordan, formada por Adilson Mozer e Matheus Sindra. Na terceira colocação está a Coloni, seguida por March e Brawn, Hill e Toleman. Cada equipe é formada por um piloto de cada divisão, e o agrupamento foi feito através de sorteio. Os nomes relembram as grandes escuderias que marcaram época no automobilismo mundial.
Outra novidade programada para esta temporada é o Campeonato de Endurance, contando pontos para a competição geral de pilotos. Será uma espécie de etapa de resistência, e no final do ano, serão premiados os três primeiros no Individual de cada divisão e também as melhores equipes. Haverá medalhas para os sete melhores de cada etapa.
A Copa Caledônia
Além do Campeonato Friburguense, uma das novidades é a promoção da Copa Caledônia, reunindo um total de 20 participantes. Os três melhores sobem para a Divisão 2 da AFK em 2022. A competição conta com dez etapas, disputadas com karts de 13hp, com exigência do peso mínimo de 90 quilos, considerando a vestimenta completa do piloto. A pontuação varia de acordo com a ordem de chegada na etapa, com o máximo de 18 pontos para o primeiro colocado.
O Troféu FKC – Copa Caledônia – será entregue aos três primeiros colocados ao final do campeonato, e a cada bateria, os cinco primeiros ganham medalhas. Assim como na Copa Júnior, a posição de largada (qualifying) para todas as etapas será decidida em um treino classificatório de cinco minutos, onde todos estarão ao mesmo tempo na pista. As corridas têm a duração de 15 minutos.
Para a formação das baterias, os pilotos são divididos em dois grupos, e o preenchimento vai respeitar a posição da classificação geral de momento do campeonato. Para a etapa 1, os pilotos serão sorteados previamente à data da etapa. Caso até 18 pilotos compareçam, e etapa pode ser realizada em apenas um grupo, onde todos os pilotos correm na bateria A, independente da classificação no campeonato.
Deixe o seu comentário