Trecho da RJ-150 liberado apenas para motos e pedestres

Ainda não há prazo para retirada total do grande volume de terra que desceu da encosta e invadiu a rodovia
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Fotos: Nami Nassif e Arquivo AVS)
(Fotos: Nami Nassif e Arquivo AVS)

A rodovia RJ-150 (Nova Friburgo-São José do Ribeirão) continua com um trecho fechado para o trânsito de carros, caminhões e ônibus, na altura do quilômetro 6,5, na localidade conhecida como Parada Del Rei, no distrito de Amparo, devido ao deslizamento de uma encosta na última sexta-feira, 17. Nesta quinta-feira, 23, foi liberada a passagem de motos, além de pessoas a pé, que geralmente transitam no local para fazer a baldeação dos ônibus que ligam o centro de Nova Friburgo ao distrito de Amparo, forma encontrada pela empresa Faol para continuar atendendo aos moradores do distrito.

De acordo com a Presidente da Associação de Moradores de Amparo (Assamam), Maria Gorete de Oliveira Reis, os ônibus partem do loteamento Tiradentes, em Amparo, e transportam gratuitamente os moradores até a zona de transbordo, onde houve o deslizamento. “Atravessamos caminhando a área que está interditada até o local onde o outro ônibus está aguardando e aí sim é cobrada a passagem. Já considero uma boa ação da empresa de transporte visto que quando transitamos somente dentro do distrito não estamos pagando o transporte público”, relatou ela, completando que quando há o tráfego de pedestres, os trabalhos de remoção das toneladas de lama e terra que deslizaram da encosta são paralisados para evitar algum acidente.

Opções de acesso 

Para chegar ao distrito, os motoristas têm agora que utilizar a Estrada Velha de Amparo (acesso ao loteamento Toledo), que de acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, está com o trecho na altura da localidade de Refúgio da Pedreira no acesso ao loteamento Tiradentes transitável, mas a lama exige maior atenção para os veículos baixos. Mas, de acordo com a prefeitura, desde o último domingo, 19, uma equipe da Administração Regional de Amparo, ligada à Secretaria Municipal de Obras, está trabalhando para melhorar as condições de trafegabilidade dessa estrada com uma patrol removendo a lama e abrindo alguns trechos da via. O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) cedeu material para execução das melhorias.

A outra opção é contornar pelo Alto do Catete, que está em melhores condições, segundo a prefeitura. O acesso é feito por Furnas, seguindo em direção ao Catete e depois pelo Morro das Contas até chegar a Amparo. Há ainda a opção de acessar a Estrada João Bernardo Zebende, no Jardim Ouro Preto, próximo a antiga Mitroplast, e seguir cinco quilômetros em média até a bifurcação de acesso para Amparo. 

A prefeitura informou ainda, em nota, que outra medida adotada pelo município é a liberação da Estrada da Parada Frossard, que também está recebendo reparos. De acordo com a prefeitura, “essa via será outro ramal de deslocamento onde, assim que o serviço for concluído, receberá sinalização de orientação de trânsito pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu).”

O coordenador regional da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades, Nami Nassif, informou que na próxima segunda-feira, 27, irá ao Rio de Janeiro para agilizar as intervenções necessárias. “Estamos levantando todas as informações necessárias para preparar o processo da obra no local, com avaliação geológica, da Defesa Civil, enquanto isso, estamos atuando em conjunto com a prefeitura para abertura da estrada de acesso a Toledo o mais rápido possível. Essa via deverá ser usada agora e, se necessário, durante a obra a ser feita onde caiu a barreira”, observou Nami Nacif. 

Trabalho de retirada de terra

De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, a Defesa Civil está acompanhando diariamente o trabalho de remoção da terra que deslizou da encosta, realizado pelo DER-RJ, com a ajuda da Secretaria Municipal de Obras, que está atuando no trabalho com maquinário para a desobstrução da pista, desde o dia da ocorrência. O DER-RJ informou ainda que, nos próximos dias, serão realizados estudos técnicos no local para desenvolver o projeto de obras de contenção de encostas na RJ-150.

  • Coordenador regional de Infraestrutura e Cidades do Governo do Estado, Nami Nassif: local afetado passará por avaliação geológica da Defesa Civil

    Coordenador regional de Infraestrutura e Cidades do Governo do Estado, Nami Nassif: local afetado passará por avaliação geológica da Defesa Civil

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: