Sociedade Esportiva Friburguense celebra 100 anos nesta sexta

Clube foi fundado por alemães para difundir a cultura teutônica
sexta-feira, 18 de junho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A sede da SEF, na Avenida Galdino do Valle (Foto: Henrique Pinheiro)
A sede da SEF, na Avenida Galdino do Valle (Foto: Henrique Pinheiro)

A Sociedade Esportiva Friburguense (SEF) está completando cem anos nesta sexta, 18. O clube alviceleste foi fundado em  18 de junho de 1921 por um grupo de alemães, com o nome de Deutscher Schul und Kirchenverein (Sociedade Alemã de Escola e Culto). O objetivo era construir um centro aglutinador e difusor da cultura teutônica, desenvolvida na Igreja Luterana.

Em 1924 a Escola Alemã mudou-se para a sede do Caminho Reservatório (hoje Igreja São Bento Abade), onde eram ministradas aulas de alemão e português para colonos e operários. Nesta sede a comunidade expandiu-se através de passeios, piqueniques, músicas e danças nas madrugadas, peças teatrais que atraíam brasileiros encantados com as louras e rosadas “fraulines”.

Em 26 de maio de 1935 foi lançada a pedra fundamental da nova sede, situada na Avenida Rui Barbosa, atual Avenida Galdino do Valle. Vários esportes tradicionais alemães foram desenvolvidos, entre eles o Bolão, cuja  primeira pista  foi construída onde hoje fica a boate. Outro esporte era o Faustball, que tinha seu campo onde hoje é a piscina.

Através das correspondências dos familiares de colonos alemães, chegavam notícias sobre Hitler, surgindo assim as diferenças ideológicas que só voltaria a se recompor no final dos anos 30, época da chegada do pastor Schlupp com a missão de colocar a casa em ordem. Em função de seu sucesso, foi convidado a permanecer na colônia, onde ficou até os anos 80.

Em 1941 surge a Sociedade Alemã 21. O termo “alemã” só permaneceu devido às dívidas junto às fábricas Arp e Filó. Só mais tarde, então,  denominou-se Sociedade Esportiva Friburguense.

A SEF é um patrimônio de Nova Friburgo e foi considerada de utilidade pública em 27 de setembro de 1979. 

Em dezembro de 2020 João Eduardo Marques Schlupp e Antônio Américo Pecly Ventura, o Tony Ventura (foto), foram reeleitos presidente e vice do clube. Schlupp e Tony  já comandavam o Clube da Colina no biênio 2018-2020.  João Eduardo Schllup é neto do falecido pastor Fritz Schlupp e de dona  Brigitta Schlupp, falecida em janeiro deste ano, um dia após completar 103 anos. Sócio honorário da SEF, Dalton Carestiato exerce, voluntariamente, a função de grande apoiador da nova gestão.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: