Seminário online vai discutir a relação entre artes e ciência

Palestras vão contar com a participação de um professor, um artista e um cientista buscando conexões entre diferentes campos do conhecimento
quinta-feira, 24 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Seminário online vai discutir a relação entre artes e ciência

Quais são as possibilidades do uso do animê e do mangá como recurso complementar ao livro didático? O que Machado de Assis tem a ver com botânica? E qual é a conexão entre teatro e ciência? Esses serão alguns assuntos debatidos no web seminário ‘Arte e Ciência: diálogos possíveis’, que a Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro) promoverá na semana que vem (nos dias 28, 29 e 30), às 10h, com transmissão pelo canal Eureka! no YouTube.

As palestras vão contar com a participação de um professor, um artista e um cientista buscando as conexões entre diferentes campos do conhecimento sempre com a mediação de um pesquisador da interseção arte e ciência. O diretor, ator e roteirista, Gustavo Ottoni, é um dos convidados do evento. Criador do projeto “Ciência em Cena, Museu da Vida”, ele vai falar sobre a relação entre teatro e ciência a partir da peça 'Um inimigo do povo', de Henrik Ibsen, na próxima quarta-feira, 30, às 10h.

“A pandemia da Covid-19 mudou significativamente a nossa sociedade e a Educação foi uma das áreas mais afetadas. A Fundação Cecierj também precisou se adaptar a esse momento e criou diversas estratégias para continuar promovendo a divulgação científica, um dos pilares do trabalho do órgão. O web seminário é um exemplo disso ao reunir artistas, cientistas e professores do ensino médio ou fundamental para discutir a relação, que, à primeira vista, pode parecer inusitada, entre arte e ciência e que, muitas vezes, são interpretadas como duas áreas do conhecimento distantes entre si”, destaca a professora Maria Isabel de Castro de Souza, secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

O web seminário ‘Arte e Ciência: diálogos possíveis', voltado para professores do ensino médio e fundamental, estudantes e interessados em educação pluridisciplinar, é uma ação preparatória para a "I Olimpíada de Ciência & Arte da Fundação Cecierj". Previsto para ocorrer de forma presencial, o evento só será realizado em 2021, em função da pandemia da Covid-19 que alterou todo o calendário escolar. A Olimpíada, que conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), visa estimular o interesse pelas ciências, além de identificar jovens talentos. É dirigida aos alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, bem como aos seus respectivos professores, escolas e secretarias de educação. Com o adiamento para 2021 foi possível, no âmbito didático, diversificar o desenvolvimento de material de apoio, explorando o eixo principal do evento, e aprimorar as dinâmicas de participação. Confira a programação em www.cecierj.edu.br.

 

Programação

Arte & Ciência: diálogos possíveis

 

 28 de setembro – Biodiversidade

  • 10h05 - Apresentação dos palestrantes

 

  • 10h10 - Lição de botânica, de Machado de Assis

Simone Salomão (doutora e mestre em educação)

  •  10h20 - A Ciência e a Flor

Ulisses André (músico, professor de química e engenheiro agrônomo)

  •  10h30 - Biodiversidade, artes e a pandemia    

Vânia Rocha (doutora em saúde pública e mestre em ensino de ciências)

  •  10h40 - Debate

Thelma Lopes (doutora em ciências e mestre em teatro)

 

29 de setembro – Alimentação

  • 10h - Nutrindo pensamentos: a presença dos alimentos nas artes visuais

Renata Sant'anna (mestre em artes visuais e doutoranda em estética e história da arte)

  •  10h10 - Comida, corpo e cultura

Francisco Romão (doutor em saúde pública e mestre em artes visuais)  

  •  10h20 - Você é realmente o que come?

Saulo de Andrade (mestrando do programa profbio ufjf/mg e professor de ciências da natureza e suas tecnologias)

  •  10h30 - Debate 

João Silveira (artista, doutor e mestre em educação, gestão e comunicação científica)

 

30 de setembro - Micro-organismos

  • 10h - Entre parasitas e micro-organismos: possibilidades do uso de animê e mangá como recurso complementar ao livro didático

Sheila Soares (doutora e mestre em ciências)

  • 10h10 -  Do micro ao macro: possibilidades didáticas para a educação básica

Telma Temóteo dos Santos (doutora em ciências e professora de ciências do ensino fundamental ll)

  • 10h20 - Teatro e ciência: um inimigo do povo, de Henrik Ibsen

Gustavo Ottoni (diretor, ator e roteirista; fundador do ciência em cena, museu da vida) 

  • 10h30 - Debate 

Carla Almeida (doutora e mestre em divulgação científica) 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: