Na última quarta-feira, 1º, foi celebrado o Dia Mundial de Combate a Aids, e por causa dessa data, este mês é o escolhido para a realização de uma campanha de conscientização para o diagnóstico e tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Em Nova Friburgo, um dos destaques da campanha Dezembro Vermelho será a realização de testes gratuitos na próxima quinta-feira, 9, das 9h às 15h, nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de São Pedro da Serra, Olaria (2 e 3I), Riograndina, Campo do Coelho, Conquista, Stucky, Cordoeira, Centenário, São Lourenço e Rio Bonito.
Além dessa ação especial, a Secretaria Municipal de Saúde promove testes durante todo o ano, através do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, nas ESFs Olaria (2 e 3), Riograndina, São Pedro da Serra, Rio Bonito, São Lourenço e Centenário, além dos hospitais Raul Sertã e Maternidade Mário Dutra de Castro.
O que é a Aids
A Aids pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas. O vírus destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano. Com essa destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.
A testagem para HIV não deve ser realizada imediatamente após a relação sexual desprotegida porque o corpo demora 30 dias para produzir anticorpos suficientes contra o HIV, capazes de serem detectados pelos testes. Caso os testes sejam realizados dentro desse período, o resultado pode ser negativo (não reagente), mesmo a pessoa tendo sido infectada. Desta forma, é preciso aguardar pelo menos 30 dias (janela imunológica), após a exposição de risco, para a realização do teste rápido.
Em situações de resultado positivo é necessário iniciar o tratamento, que é integralmente oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a pessoa diagnosticada com HIV ainda precisa adotar medidas de prevenção para evitar a transmissão para outras pessoas. Já em casos de resultado negativo, é importante continuar se prevenindo. A rede pública de saúde oferece camisinha masculina e feminina gratuitamente, além de outras medidas de prevenção.
Deixe o seu comentário