Semana Brasil promete injetar quase R$ 4 bi na economia fluminense

Segundo pesquisa da Fecomércio, aproximadamente 6,7 milhões de pessoas têm a intenção de comprar algo na semana de descontos
sexta-feira, 28 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

As datas comemorativas estão auxiliando a retomada das atividades econômicas no Estado do Rio de Janeiro neste período de retomada gradual da economia. Muito aguardada pelos empresários, a Semana Brasil, já conhecida como a Black Friday brasileira, começa na próxima quinta-feira, 3 e irá até 13 de setembro. 

Para medir a expectativa dos fluminenses nesta 2ª edição da campanha de descontos no comércio, o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), núcleo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio (Fecomércio) realizou recentemente uma pesquisa com 522 consumidores que aponta a intenção de aproximadamente 6,7 milhões de consumidores fluminenses de adquirir algum produto ou serviço no período, ou seja, 52,5% da população adulta.

Os fluminenses devem gastar, em média, cerca de R$ 585,82 nas compras de produtos e serviços na Semana Brasil. O IFec estima que, ao todo, a movimentação financeira na economia do Estado do Rio deve ser de aproximadamente, R$ 3,9 bilhões. Em 2020, a expectativa é que Semana Brasil deste ano ultrapasse, em volume de vendas, o Dia das Mães (R$ 1 bilhão), Dia dos Pais (R$ 819 milhões), Dia dos Namorados (R$ 788 milhões), Dia dos Avós (R$ 718 milhões) e Páscoa (R$ 478 milhões). Isso mostra que, mesmo durante a pandemia, os produtos e serviços que oferecem descontos podem conquistar bons resultados de vendas.

Produtos que devem ser mais procurados

A pesquisa também procurou saber dos consumidores quais serão os produtos mais adquiridos. Em primeiro lugar, estão os eletrônicos (44,1%); itens de vestuário, calçados e acessórios (39,8%); eletrodomésticos (36,6%); itens de alimentação (29%); artigos de uso pessoal e doméstico (26,9%); itens de material de construção (26,3%); livros e artigos de papelaria (14,5%); pacotes de viagem (14,5%); serviços de estética e beleza (12,9%); e serviços de assinatura (3,2%). Sobre onde vão comprar, a pesquisa identifica que os fluminenses estão divididos: 32,8% em lojas virtuais, 15,6% em lojas físicas e 51,6% em ambas.

 

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