Santa Edwiges: exemplos de fé e devoção na festa da padroeira dos endividados

Missa na paróquia do Vale dos Pinheiros atraiu muitos fiéis na manhã do último domingo
segunda-feira, 17 de outubro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: A VOZ DA SERRA)
(Foto: A VOZ DA SERRA)

Devotos de Santa Edwiges prestigiaram as celebrações em louvor e honra à padroeira dos endividados na paróquia dedicada a ela na Rua Domingos Miranda, no Vale dos Pinheiros, no último domingo, 16, dia da santa. A programação começou às 9h com carreata pelas ruas do bairro seguida da missa solene presidida pelo bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci e pelo padre Aurecir de Melo Júnior. Após as celebrações religiosas, houve ainda o almoço comunitário de Santa Edwiges no salão de festas da paróquia que foi erguida no bairro num ato de devoção de uma fiel que alcançou graças através de orações à Santa Edwiges.   

Em tempos de crise e dificuldades financeiras não faltaram orações de devotos de Santa Edwiges, que é considerada a intercessora dos pobres e desvalidos. Muitos fiéis garantem que conseguiram saldar dívidas com a ajuda de Santa Edwiges através de orações e novenas. No dia da santa, é comum os fiéis comparecerem à igreja do Vale dos Pinheiros para agradecer as inúmeras graças alcançadas, acenderem velas e ofertarem rosas e flores diversas à imagem da santa que traz um símbolo de humildade: a coroa de rainha nas mãos, em vez da cabeça.     

Segundo a tradição católica, Santa Edwiges tornou-se a padroeira dos endividados por ter ao longo de sua vida, auxiliado inúmeras pessoas a saldarem dívidas quitando-as em nome dos devedores. De origem nobre, Edwiges era alemã e foi casada com o príncipe Henrique, da Silésia, atual região da Polônia, e o influenciava a instituir leis que beneficiassem os mais pobres.   

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: