Sábado tem mais um mutirão para doação de sangue

Ação visa incentivar doadores quem não pode ir ao hemocentro durante a semana
quarta-feira, 12 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Apesar do Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, ter promovido coleta extra de sangue no último mês, a unidade continua com os estoques em baixa e pede a colaboração da população para que a corrente do bem não seja enfraquecida. É necessária a doação de todos os tipos de sangue. Por isso, foi organizado mais um mutirão de doações no próximo sábado, 15, das 8h às 13h, favorecendo as pessoas que trabalham durante a semana e não têm tempo de ir ao hemocentro fazer esta boa ação. Independentemente do mutirão, o hemocentro regional recebe doadores, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30. Todas as medidas de segurança para evitar a propagação do coronavírus são rigorosamente seguidas com doadores e profissionais de saúde.

O coordenador geral do hemocentro, Roberto Nidecker, lembra que a unidade abastece a hospitais de outros dez municípios do entorno de Friburgo, no eixo Cachoeiras de Macacu-Itaocara, e que, com a pandemia, a quantidade de doações caiu drasticamente. “O nosso objetivo é conseguir o maior número possível de bolsas de sangue, porque a necessidade é permanente e agora, com a baixa procura de doadores, a preocupação é ainda maior. Todos os tipos sanguíneos são muito bem-vindos”, disse.

Requisitos para ser doador

1. É necessário ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais que 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade.

2. Menores de 18 anos devem portar autorização e acompanhamento de um responsável durante a doação.

3. Estar alimentado e descansado (é recomendado evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos um dia antes).

4. Portar documento de identidade original com foto.

Não podem doar

Pessoas que tiveram evidências clínicas ou laboratoriais das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

 

LEIA MAIS

Mutirão acontece no hemocentro regional, das 8h às 11h30

Ação visa reforçar o estoque do hemocentro regional

Com a proximidade do carnaval, é necessário ter reservas no estoque

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra