O Hemocentro Regional de Nova Friburgo Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, vai promover no próximo sábado, 11, uma ação especial para estimular a doação de sangue, com o objetivo de reforçar o estoque, impactado e desabastecido, devido à pandemia do coronavírus. A campanha acontecerá no mesmo horário de funcionamento do hemocentro nos dias úteis, das 8h às 11h30. O hemocentro de Nova Friburgo abastece não somente o Raul Sertã, principal hospital da região, mas também os hospitais Maternidade Mário Dutra de Castro, São Lucas e unidades de outros dez municípios da região Centro-Norte fluminense.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar saudável e portar documento de identidade original com foto. Adolescentes entre 16 e 17 anos podem doar, desde que possuam autorização e cópia da carteira de identidade dos pais ou responsáveis legais. Mais informações pelo telefone do hemocentro, 2523-8084.
Em todo o Estado do Rio, a redução do estoque de sangue de todos os tipos nos hemocentros também chama a atenção neste período do ano, quando, devido às temperaturas mais baixas, o comparecimento de doadores nas unidades costuma diminuir. Para estimular mais voluntários a procurarem os hemocentros, o Governo do Rio promoveu uma campanha direcionada à população LGBT realizada também no hemocentro de Nova Friburgo no início deste mês. Na capital, a ação “Sangue LGBT também salva vidas', foi promovida em quatro hospitais públicos na semana passada, e foi estendida até o fim deste mês no Hospital Pedro Ernesto, na Zona Norte carioca.
A campanha foi idealizada a partir da celebração do Dia Mundial do Orgulho LGBTI (28 de junho) e a recente conquista, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), do direito de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexo, entre outros, também serem doadores.
Deixe o seu comentário