Devido ao temporal do último dia 12, que provocou uma enxurrada na Rua Carlos Alberto Braune, no acesso ao bairro Braunes, a via precisou ser interditada inicialmente ao tráfego de veículos, já que a força da água da chuva arrancou grande parte do calçamento de paralelepípedos. O trecho de ladeira foi submetido no final do ano passado a intervenções para a construção do novo sistema de drenagem do centro de Nova Friburgo, sob responsabilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A obra consistiu na substituição das antigas galerias subterrâneas de captação das águas das chuvas por outras maiores, visando assim, evitar os tradicionais alagamentos no centro da cidade.
Dias após a enxurrada, a empreiteira que realizou a obra de drenagem fez vistorias no local e constatou que as galerias não foram afetadas e permitiram o escoamento necessário. A enxurrada foi ocasionada por um grande volume de água acumulada na Rua Sara Braune. A recuperação do pavimento foi iniciada na semana passada com uma cobertura de massa asfáltica sob responsabilidade técnica da prefeitura, mas o serviço acabou sendo danificado ainda no primeiro dia por um temporal.
O tráfego de veículos atualmente está liberado no local em mão dupla, mas os motoristas têm que redobrar a atenção devido às fissuras e o afundamento do piso em vários trechos próximo às calçadas. O serviço estava paralisado, pelo menos, até esta terça-feira, 23.
A Prefeitura de Nova Friburgo informou que iniciou intervenções no local: “Ao que tudo indica foi a rede da Telerj a causadora do estufamento na região recentemente danificada pelas fortes chuvas, visto que ela estava estourada no curso da área diretamente atingida. Vale destacar que a rede construída recentemente permanece intacta e que a rede da Telerj não tem qualquer relação com as obras de macrodrenagem que foram realizadas”, informa a nota da prefeitura enviada à redação.
Deixe o seu comentário