Rosh Hashaná, o ano novo judaico, é celebrado nesta sexta

Ao contrário das festividades convencionais de fim de ano, esse é um momento de meditação, reflexão e esperança de um novo ciclo com renovação e boas vibrações
quinta-feira, 17 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Rosh Hashaná, o ano novo judaico, é celebrado nesta sexta

Rosh Hashaná, segundo os judeus, é o aniversário do universo, o dia em que Deus criou Adão e Eva, e é celebrado como o mais importante do ano judaico. Ele começa ao pôr do sol na véspera de 1º de Tishrei, este ano no dia 18 de setembro e termina após o anoitecer em dois de Tishrei, no próximo dia 20. 

Ao contrário das festividades convencionais de fim de ano, esse é um momento de meditação, reflexão, balanço dos acontecimentos no período e esperança de um novo ciclo com renovação e boas vibrações. A celebração tem duração de dez dias. Nos dois primeiros, que esse ano são em 19 e 20 de setembro (com início das comemorações na noite deste dia 18), comemora-se a chegada do ano de 5781, momento de ir à sinagoga, renovar a aliança e o comprometimento com Deus, de viver com correção no ano que se inicia.   

As observâncias de Rosh Hashaná incluem o toque do shofar (chifre de carneiro) nas duas manhãs e não se fazer trabalho criativo. As celebrações são feitas em família, com refeições especiais, normalmente acompanhadas de maçã e mel. A mesa preparada para a festa está cheia de simbologias, com velas para iluminar a chegada do ano novo, um cálice de prata, frutas, pães redondos que representam o ciclo da vida, entre outros.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: