Rosh Hashaná, segundo os judeus, é o aniversário do universo, o dia em que Deus criou Adão e Eva, e é celebrado como o mais importante do ano judaico. Ele começa ao pôr do sol na véspera de 1º de Tishrei, este ano no dia 18 de setembro e termina após o anoitecer em dois de Tishrei, no próximo dia 20.
Ao contrário das festividades convencionais de fim de ano, esse é um momento de meditação, reflexão, balanço dos acontecimentos no período e esperança de um novo ciclo com renovação e boas vibrações. A celebração tem duração de dez dias. Nos dois primeiros, que esse ano são em 19 e 20 de setembro (com início das comemorações na noite deste dia 18), comemora-se a chegada do ano de 5781, momento de ir à sinagoga, renovar a aliança e o comprometimento com Deus, de viver com correção no ano que se inicia.
As observâncias de Rosh Hashaná incluem o toque do shofar (chifre de carneiro) nas duas manhãs e não se fazer trabalho criativo. As celebrações são feitas em família, com refeições especiais, normalmente acompanhadas de maçã e mel. A mesa preparada para a festa está cheia de simbologias, com velas para iluminar a chegada do ano novo, um cálice de prata, frutas, pães redondos que representam o ciclo da vida, entre outros.
Deixe o seu comentário