Relaxe em casa com as nossas dicas de lazer

Selecione as atrações que mais lhe agrada e aproveite para esfriar a cabeça
quinta-feira, 13 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Marília Mendonça
Marília Mendonça

A VOZ DA SERRA separa todas as sextas-feiras algumas dicas para quem quer se divertir no conforto do lar, pois, o isolamento social, mais do que nunca, continua sendo necessário para tentar conter o avanço da pandemia da Covid-19. Por isso, nossa equipe selecionou opções de lazer e cultura para todos os gostos. Selecione as atrações que mais lhe agrada e aproveite para esfriar a cabeça. 

LIVES

Mesmo com eventos cancelados, os artistas têm dado um jeitinho de manter os fãs animados através de lives ou shows gravados e disponibilizados nas diversas plataformas, garantindo a alegria do público. Confira as dicas desta semana: 

Sexta-feira, 14

  • Marissol Mwaba e François Muleka – 19h (YouTube)
  • Noitada Live com DJ Marcio Fernandes – 19h (YouTube)
  • César Menotti & Fabiano – 20h (YouTube)
  • Kátya Teixeira (Canções para Despertar) – 21h (YouTube)

Sábado, 15

  • Esquenta BDA – 5 anos (MC Hariel, Krawk, Kant, WM e mais) – (Twitch)
  • George Henrique e Rodrigo – 17h (YouTube)
  • Flávio Guimarães e Marcus Kenyatta – 19h (YouTube)
  • Marília Mendonça – 20h (YouTube)
  • Kátya Teixeira (Canções para Despertar) – 21h (YouTube)

Domingo, 16

  • Sunday Live com DJ Marcio Fernandes – 12h (YouTube)
  • Festival Divinas Brasileiras (Homenagem à Chiquinha Gonzaga) – 17h (YouTube)

VARIEDADES

Nova mostra na Usina Cultural 

A Usina Cultural Energisa, que tem como gestora a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, dá continuidade às comemorações pelos seus 20 anos de atividades, a completar no dia 9 de junho. Neste sábado, 15, termina a exposição virtual “Água viva”, da artista plástica, Rose Aguiar, e no domingo, 16 (dia de aniversário de Nova Friburgo – 203 anos) inicia a da fotógrafa Regina Lo Bianco: “Recantos e encantos de Salinas”. Já no dia 27, às 13h, está programada uma mesa redonda, também virtual, com a presença da secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Para a fotógrafa Regina Lo Bianco, que selecionou dez imagens para a exposição, “Salinas é um lugarejo de rara beleza cênica, assim como Conquista, Campo do Coelho, Pilões, entre outros. Em Nova Friburgo, por todos os lados somos surpreendidos por recortes de montanhas, vales e rios. A produção de hortaliças, na sua simplicidade, nos mostra um conjunto de beleza incrível, com nascentes, rios, lagos e cumes de montanhas”. Quem quiser navegar e realizar um tour virtual de 360 graus, basta acessar o link da exposição através do site www.fundacaoormeo.org.br.

Economia Criativa 

Nova Friburgo vem ao longo dos últimos cinco anos desenvolvendo um Polo Audiovisual, cuja agência de gestão, Serra Ação, foi criada a partir de oficinas de capacitação e consultoria com especialistas, oferecidas pela Fundação Ormeo Botelho, com o patrocínio da Energisa. As duas instituições, que atuam na área cultural do município há 20 anos, se uniram para promover uma mesa redonda virtual com o objetivo de apontar coletivamente caminhos possíveis de trabalho e renda pós pandemia.

O evento, que será transmitido ao vivo no YouTube (https://youtube.com/c/FundaçãoOrmeo) e Facebook da Fundação (https://www.facebook.com/fundacaoormeo) no próximo dia 27, às 13h, contará com as seguintes presenças: Danielle Barros (secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro); Joffre Evandro Silva (secretário de Cultura de Nova Friburgo); Carolyne Gomes (coordenadora de Economia Criativa do Sebrae RJ); César Piva (diretor do Polo de Audiovisual da Zona da Mata Mineira) e Paula Tavares (diretora executiva da agência de gestão do Serra Ação, do Polo Audiovisual de Nova Friburgo e região). Como mediador, a mesa terá a participação de Yan Muniz.

MIS abre seu baú musical através de rádio web

Para ter acesso ao imenso acervo fonográfico do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ), não é preciso mais se deslocar até a sede da instituição, na Lapa, no Rio. Clássicos da Música Popular Brasileira, que foram abandonados pelas emissoras FM, agora podem ser ouvidos através da Rádio MIS RJ, disponível gratuitamente na internet. Mais de sete mil ouvintes já se conectaram com esse conteúdo de notável qualidade artística e inestimável valor histórico, sendo que a maioria deles é do exterior.

Gravações de pérolas de Pixinguinha, Lamartine Babo, Dorival Caymmi, entre outros mestres do cancioneiro nacional, que estavam guardadas nos arquivos da casa, podem ser ouvidas em qualquer computador ou celular. A qualidade do repertório, que inclui sambas, chorinhos, marchas e bossa nova, está atraindo ouvintes de outros estados brasileiros e até dos Estados Unidos, Argentina, Canadá, Irlanda e frequentemente de Portugal.

A rádio, que funciona 24 horas por dia, tem seu repertório selecionado a partir dos acervos que compõem o museu. Grande parte da fonte das músicas vem do arquivo da antiga Rádio Nacional, que marcou época principalmente nas décadas de 1930, 40 e 50. Gravações em acetato, LPs, fitas de rolo e outros suportes foram digitalizadas para a realização da transmissão pela internet e podem ser ouvidas através do site do MIS ou pela rádio web http://www.radiomisrj.com.br.

Um dos primeiros programas especiais da Rádio MIS é o “Frequência MIS”, com 16 episódios, sempre lançados às sextas-feiras, às 12h. A locução é de Aline Soares, historiadora responsável pelo setor educativo do MIS, e de Pedro Dias, músico, museólogo, responsável pelo setor sonoro da instituição. A rádio MIS também está disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (www.cultura.rj.gov.br). Em breve, o conteúdo poderá ser acessado através de aplicativo de celular para Android e OS.

Exposição de Madalena Bento de Mello

A artista plástica friburguense Madalena Bento de Mello mostra todo o seu talento com mais uma exposição permanente de telas no Armazém Manjericão, na Avenida Manoel Carneiro de Menezes, 4345 (loja A) - trecho urbano da RJ-116, em Mury.  Os trabalhos podem ser apreciados às terças e quartas-feiras, das 13h30 às 18h30; e quintas, sextas e sábados, das 9h30 às 19h. 

Madalena, desde a mais tenra idade, sente-se atraída pelas cores, pelas flores, pela beleza da natureza, pela luz em todas as suas expressões e pela transcendência do ser humano. O profundo anseio por uma verdadeira conexão com o divino interna e externamente, a faz trilhar, desde então, um caminho de autoconhecimento e autocura que se reflete tanto no exercício da psicologia quanto na arte da pintura e na arte de viver. A artista plástica tem como característica em seus trabalhos a exuberância cromática, o movimento, o relevo e o brilho, bem como a espontaneidade são elementos sempre presentes e que resultam de grande gestualidade.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: