A chuva, pelo menos, até esta terça-feira, 16, ainda não havia chegado em Nova Friburgo, mas, felizmente, os incêndios nas matas do Morro da Cruz, no centro da cidade, e arredores, diminuíram graças ao vento e a queda nas temperaturas. Com isso, a fumaça provocada pelas chamas se dissipou, melhorando sensivelmente a qualidade do ar.
Segundo os institutos de previsão do tempo, ainda não há previsão de chuva para o município nesta quarta-feira, 18, mas a passagem de uma frente fria pelo Oceano Atlântico favorece a formação de nuvens mais carregadas sobre o Estado do Rio de Janeiro, principalmente na Região Serrana. Os ventos deverão continuar de moderados a fortes.
Mesmo com a redução dos focos de incêndios florestais, as autoridades estaduais continuam monitorando as áreas atingidas para inibir novos incêndios e investem em uma força-tarefa para combater às queimadas. Por determinação do governador Cláudio Castro, as polícias Militar e Civil, Gabinete de Segurança Integrada e a Secretaria de Fazenda estão intensificando as investigações sobre incêndios criminosos e regulando a venda feita por carros-pipa para evitar abusos de preços aos consumidores.
A força-tarefa foi criada após reunião no Gabinete de Crise do Governo do Estado, focada no controle dos incêndios florestais. Segundo o governador, mais de 20 suspeitos de envolvimento em queimadas criminosas já foram identificados pela Polícia Civil e estão sob investigação.
Plano de contingência para enfrentar a estiagem
Desde a criação do Gabinete de Crise, na semana passada, o Governo do Estado já combateu mais de 1,3 mil incêndios florestais. Nos últimos dias, as aeronaves do Corpo de Bombeiros lançaram mais de 308 mil litros de água em operações aéreas, totalizando 474 lançamentos em mais de 60 horas de voo. Além disso, 34 guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participaram diretamente do combate às chamas, com outros 65 em ações de monitoramento. O efetivo de combate foi ampliado de 273 para 380 agentes.
Como medida de segurança, está mantido desde o último fim de semana o fechamento de 40 unidades de conservação, entre elas o Parque dos Três Picos, em Nova Friburgo, para proteger a população e concentrar esforços no combate aos incêndios.
Deixe o seu comentário