Dezenas de servidores municipais – efetivos e comissionados – deixaram suas funções na Prefeitura de Nova Friburgo para concorrer às eleições do próximo dia 15 de novembro. As informações foram publicadas no Diário Oficial eletrônico do município no último sábado, 15, e visam a atender à legislação eleitoral em vigor.
Dos servidores de carreira - que são afastados temporariamente (três meses) -, alguns mantêm seus vencimentos, enquanto outros não. Já os servidores comissionados têm que deixar suas funções no Executivo Municipal, sem qualquer tipo de remuneração. Os servidores em questão são os pré-candidatos a vereador e prefeito.
A lei eleitoral exige que os pré-candidatos a cargos eletivos que exercem atividades na prefeitura se afastem de suas funções restando três meses para o pleito. Isso atinge a praticamente todos os setores do Executivo Municipal, desde servidores da Secretaria de Serviços Públicos, Educação, Esportes, Cultura, Assistência Social, entre outras.
Entre os nomes há pelo menos dois pré-candidatos a prefeito e diversos pré-candidatos a vereador. São ex-secretários municipais do governo Renato Bravo, assessores do primeiro escalão da atual gestão, entre outros. São quase 100 nomes que deixam a prefeitura neste final de mandato para tentarem se eleger para a próxima legislatura.
Deixe o seu comentário