Pronunciamento de Bolsonaro causa repercussão também em Friburgo

Enquanto entidades empresariais defendem a retomada da atividade econômica, autoridades orientam o isolamento social
quarta-feira, 25 de março de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O presidente Jair Bolsonaro fala em cadeia nacional de TV (Reprodução da web)
O presidente Jair Bolsonaro fala em cadeia nacional de TV (Reprodução da web)

O polêmico pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, em cadeia nacional de TV na noite de terça-feira, 24, minimizando a pandemia e defendendo que somente pessoas de grupos de risco permaneçam em isolamento social, repercutiu também em Nova Friburgo. Contrariando o que pregam autoridades de saúde do próprio Brasil e do mundo inteiro, Bolsonaro pediu a suspensão da quarentena, a volta às aulas e, mais uma vez, chamou o Covid-19 de "uma gripezinha", além de acusar a imprensa de disseminar uma histeria social.

Presidente regional da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Márcia Carestiato disse ser favorável à retomada das atividades industriais para que não haja prejuízos à economia. “Aqui em nossa região o pensamento é realmente de retornarmos. Não podemos deixar as indústrias quebrarem. O desaquecimento do mercado, que vinha até reagindo neste início de março, será fatal para todos . Porém, também acho importante um isolamento consciente das pessoas mais vulneráveis. Já estamos em isolamento esta semana. Tudo bem, mas poderíamos já voltar na próxima semana com consciência e cuidado, número reduzido de funcionários, fazendo turnos diferentes e mantendo o que puder para minimizar algum contágio. Fica difícil para a indústria que já vinha de uma crise continuar parado, o desemprego gerará uma crise muito pior. Precisaremos também de uma atuação do governo injetando dinheiro no mercado para que não haja uma parada geral da economia . Momento muito complicado”, avaliou  Márcia.

No mesmo tom, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Julio Cordeiro, não quis entrar na polêmica sobre se o presidente está errado ou certo ao minimizar a pandemia. Mas defendeu que, passados estes 15 dias de quarentena decretados pelas autoridades, a reabertura gradual de setores do comércio e da indústria é imprescindível para manter a economia girando, permitir uma recuperação rápida e evitar um agravamento da crise.

"Estamos diante de um grande dilema. Temos que ter bom senso e, aos poucos, voltarmos à normalidade sem, no entanto, abrir mão da saúde, sobretudo dos mais vulneráveis. As empresas não podem continuar paradas por um período prolongado demais, a economia não suportará. Isso vai gerar desemprego em massa, e o governo não conseguirá amparar essa massa de trabalhadores de desempregados. Temos que flexibilizar e voltar a produzir aos poucos, sem criar um caos econômico", afirmou.

Mauro Cordeiro, presidente do SindiMetal, defende que as atividades sejam retomadas, mas com conscientização. “O presidente tem razão em dizer que a economia não pode colapsar e precisar retomar seu ritmo. Os 15 dias de paralisação estão sendo feitos para achatar a curva de crescimentos do vírus. Após esses 15 dias, as indústrias devem ter suas atividades retomadas com conscientização e prevenção com seus colaboradores, e pessoal de risco afastados. O colapso da economia irá afetar todas as famílias brasileiras, podendo faltar o básico em suas mesas. Nós, da indústria, devemos trabalhar para mitigar os impactos”, disse.

Já a infectologista Délia Engel, consierou a fala de Jair Bolsonaro irresponsável e totalmente desconectada da ciência. “Vejo com grande preocupação o pronunciamento do presidente Bolsonaro ontem. Não só teve uma postura em desacordo com o próprio Ministério da Saúde, mas com todo o esforço que vem sendo feito baseado em estudos científicos que mostram a importância do isolamento social neste momento. Sabemos que é inevitável que mais de 50% da população entrarão em contato com o vírus. O Brasil está numa curva crescente de casos e o número de infectados dobra a cada dia, como descrito na nota da Sociedade Brasileira de Infectologia hoje. O que se procura é o achatamento da curva, diminuindo o volume de pessoas que vão precisar de internação ao mesmo tempo. A atitude do presidente está totalmente desconectada da ciência. Ao tentar não se comprometer  com as perdas económicas inevitáveis dentro do cenário de uma pandemia, coloca em risco a população brasileira. Cerca de 20% das pessoas que necessitam internação têm menos de 45 anos. A fala do presidente foi irresponsável, e interromper o isolamento social vai aumentar o número de internações e mortes na população brasileira. O presidente deveria neste momento estar articulando a forma de ajudar a população através de pacote de renda básica pra quem vive em condições precárias", afirmou

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio do Comitê Operacional de Emergência (COE), informou que vai seguir as recomendações do Ministério da Saúde e manterá todas as medidas, sem exceção, publicadas em decreto, e que visam a prevenção e o enfrentamento do Covid-19. A prefeitura também enfatizou que o momento é de união “em prol de um bem maior, que é a saúde da população”. Por fim, a nota termina orientando que o isolamento social é a maneira mais eficaz de prevenção.

O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo, Alexandre Cruz, se mostrou perplexo com o pronunciamento de Bolsonaro e disse que o momento é de preservar vidas. “O presidente da república é a autoridade máxima desse país. A minha perplexidade é de na atual conjuntura termos uma declaração desse tipo. Entendemos a preocupação com a economia, mas a partir do momento que o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde se posicionam nesse sentido (recomendar o isolamento social) há uma controvérsia que a gente fica preocupado. Todos foram pegos de surpresa por conta do pronunciamento. As autoridades devem deixar de lado todas as vaidades possíveis, não é um momento de fazer política, de cuidar da população. Nesse momento o que vale é a vida”, disse Alexandre.

O vereador Professor Pierre julgou que o pronunciamento foi um desrespeito desumano e chamou de covardia a estratégia do presidente ao lidar com a pandemia.  “Estou perplexo. O chefe do Executivo Nacional entrou em total confronto com as orientações médicas no Brasil e no mundo. Em hipótese alguma é uma "gripezinha" – houve um desrespeito desumano com todos que já morreram, ainda padecem e padecerão com os efeitos do vírus. Essa fala desagregadora procura minimizar e criticar toda uma necessária mobilização de conscientização em defesa da vida – “fique em casa”. Em verdade, essa postura funciona como uma estratégia que revela covardia em assumir e enfrentar o problema socioeconômico certamente decorrente. Ao fazer isso, o presidente tenta se livrar de responsabilidades, para lançar a culpa desse problema futuro especialmente sobre governadores, prefeitos e a imprensa. Nesse sentido, o pronunciamento do presidente foi um total desarranjo, tal qual um maestro que concorre para a desarmonia da orquestra pela qual é responsável. Por fim, essa crise mundial, sem precedentes nos últimos séculos, com o clima de incertezas, desconectou a máquina econômica, e o Brasil, como parte do mundo, sofrerá impactos os quais precisam ser enfrentados em conjunto, por meio de desafiadoras medidas de repactuação”, disse.

A Defesa Civil voltou a enviar mensagens para os friburguenses orientando o isolamento social. “Evite aglomerações e mantenha o ambiente ventilado. Nós estamos fazendo a nossa parte. Faça a sua também. Todos juntos contra o Coronavirus!”, comunicou via SMS.

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva considerou "intolerável e irresponsável" o que chamou de "discurso da morte” do presidente Jair Bolsonaro. A entidade afirmou que, em sua fala, que classificou como "incoerente e criminosa", o presidente "nega o conjunto de evidências científicas que vem pautando o combate à pandemia da COVID-19 em todo o mundo, desvalorizando o trabalho sério e dedicado de toda uma rede nacional e mundial de cientistas e desenvolvedores de tecnologias em saúde."

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o vice-presidente, Antonio Anastasia, divulgaram  nota classificando como "graves" as declarações do presidente Jair Bolsonaro. "Neste momento grave, o país precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da sua população. Consideramos grave a posição externada pelo presidente da República hoje, em cadeia nacional, de ataque às medidas de contenção ao covid-19. Posição que está na contramão das ações adotadas em outros países e sugeridas pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS). Reafirmamos e insistimos: não é momento de ataque à imprensa e a outros gestores públicos. É momento de união, de serenidade e equilíbrio, de ouvir os técnicos e profissionais da área para que sejam adotadas as precauções e cautelas necessárias para o controle da situação, antes que seja tarde demais. A nação espera do líder do Executivo, mais do que nunca, transparência, seriedade e responsabilidade. O Congresso continuará atuante e atento para colaborar no que for necessário para a superação desta crise."

A Sociedade Brasileira de Infectologia se disse preocupada com a fala de Bolsonaro, e considerou que as declarações podem dar a falsa impressão de que as medidas de contenção social são inadequadas. Os infectologistas classificaram a pandemia como "grave", e disseram que é temerário associar que as cerca de 800 mortes por dia causadas pela doença na Itália, a maioria entre idosos, esteja relacionada apenas ao clima frio do inverno europeu.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia disse que qualquer medida que abrande o isolamento da população será "extremamente prejudicial" para o combate à Covid-19.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra