Proibida a cobrança de ICMS para igrejas e associações beneficentes

Proposta aprovada também concede o benefício para templos religiosos de qualquer culto
sábado, 02 de setembro de 2023
por Henrique Amorim
Proibida a cobrança de ICMS para igrejas e associações beneficentes

 Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quinta-feira, 31 de agosto, em regime de urgência, o projeto de lei  368/2023, de autoria do deputado estadual Rosenverg Reis (MDB), que proíbe a cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas contas de luz e gás de igrejas e templos religiosos nos municípios fluminenses. 

A proposta contempla também as santas casas de Misericórdia, a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), associações brasileiras beneficentes de reabilitação (ABBRs), associações de pais e amigos dos excepcionais (Apaes) e associações Pestalozzi, desde que os imóveis estejam comprovadamente em posse dos beneficiados pela nova regra. O texto seguiu para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias para vetá-lo ou sancioná-lo.

"Ao proibir a cobrança do imposto nas contas de serviços essenciais, a proposta representa importante incentivo para perpetuar a atuação dessas entidades que realizam um trabalho fundamental para a população do nosso Estado, seja oferecendo conforto espiritual, apoio emocional ou reabilitação física, promovendo bem-estar, autonomia e a inclusão social de seus inúmeros beneficiados", ressaltou o deputado Rosenverg Reis.

A proposta ainda prevê a concessão do benefício para a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), considerada uma das maiores entidades de apoio a pessoas com deficiência do Brasil e do mundo. Fundada em 1981, hoje, a Associação realiza atividades em várias frentes, como mercado de trabalho, saúde, educação, assistência social, escolarização, esportes comunitários ou paralímpicos, cultura, formação profissional, entre outros.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: