Programa Vem Passarinhar registrou 239 espécies de aves em 2019

Iniciativa estimula a observação de aves em unidades de conservação
sexta-feira, 27 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra

O Parque Estadual dos Três Picos, localizado na Região Serrana, promoveu em outubro do ano passado, o Programa Vem Passarinhar, na própria unidade e nas proximidades do parque, com a participação de 71 observadores, que registrou de 239 espécies de aves. 

A atividade também foi realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Macaé de Cima e na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RRPN) da Reserva Ecológica do Guapiaçu.

O programa é idealizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria estadual do Ambiente e Sustentabilidade, e tem como objetivo inspirar e unir pessoas interessadas em proteger e desfrutar da observação de aves em unidades de conservação.

Das espécies observadas, 68 são endêmicas da Mata Atlântica e nove estão ameaçadas de extinção, com destaque para a marreca-cabocla (Dendrocygna autumnalis); a juruva (Baryphthengus ruficapilla); o chibante (Laniisoma elegans); a tesoura-cinzenta (Muscipipra vetula); e o arapapá (Cochlearius cochlearius).. 

A edição de 2019 bateu o recorde de número de participantes e de espécies observadas. A atividade também contou com a participação de 19 crianças. Foi muito gratificante ver os pequenos interessados em conhecer a biodiversidade do parque”, ressaltou o biólogo João Rafael Marins, que coordena o programa estadual.

A gestora do Parque, Mayara Barroso de Faria, comemorou o sucesso de público. “Com a organização em conjunto da APA Macaé de Cima e a RPPN Reserva Ecológica do Guapiaçu, conseguimos mobilizar um grande número de participantes interessados em conhecer a riqueza da diversidade biológica”, destacou.

Corredor ecológico central 

A programação teve início na APA Macaé de Cima, com o envolvimento das crianças do programa Guarda-Parque Mirim. Além das aves, os participantes também avistaram duas espécies de mamíferos ameaçados de extinção e endêmicos da Mata Atlântica, como a preguiça-de-coleira e o sagui-da-serra-escuro que, até então, não tinham sido observados no local.

Também foi realizada a observação noturna de aves, batizada de “Corujada”, nas trilhas do Parque Estadual dos Três Picos, da RPPN Reserva Ecológica do Guapiaçu, ambas em Cachoeiras de Macacu, e na estrada Velha/Theodoro, em Friburgo.

Com 65.113 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange parte dos municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. A APA de Macaé de Cima é uma unidade de conservação com 35.038 hectares de área protegida, em Friburgo. Um dos objetivos da criação da unidade de conservação é assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica; preservar espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção e integrar o corredor ecológico central da Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: