Procura por crédito teve queda em maio, revela levantamento da Serasa

Consumidores que recebem até R$ 500 tiveram a menor retração na demanda por crédito (-0,8%)
quarta-feira, 17 de julho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Em maio, na comparação com o mesmo mês de 2023, a demanda dos consumidores brasileiros por crédito registrou queda de 2,9%. Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, revelados nesta terça-feira, 16, e mostram, ainda, que todas as faixas de renda tiveram retração. A menor baixa foi registrada entre os consumidores que ganham até R$ 500 mensais (-0,8%) e a maior na faixa daqueles que recebem entre R$ 5 mil a R$ 10 mil (-5,2%). 

 "A queda anual do indicador foi menos acentuada do que a registrada no ano anterior, o que pode sinalizar uma reação positiva nos próximos meses, impulsionada pela redução das taxas de juros e da inflação. Contudo, embora a inadimplência esteja estável, ela permanece alta, o que sugere que os consumidores ainda estejam concentrados em quitar seus compromissos financeiros já existentes e não buscar por recursos financeiros sem ter condições de arcar com eles", avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Maioria dos estados apresentaram alta

Em maio, a demanda por crédito dos consumidores apresentou crescimento na maioria dos estados brasileiros. Entre os estados que se destacaram nesse movimento, está o Amapá (12,7%), Amazonas (10,9%) e o Acre (10,8%), que registraram as maiores altas. O Rio Grande do Sul teve a maior queda entre todas os estados (-11,7%). “Essa retração é atribuída às consequências da catástrofe climática que assolou a região, afetando severamente a economia local”, avalia Luiz Rabi. 

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

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