Procon apura reclamações e denúncias de consumidores em Friburgo

Agentes vistoriam agências bancárias, farmácias, shopping, restaurantes e supermercados, e autuam cinco
terça-feira, 12 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Os agentes em ação em Nova Friburgo (Foto: Divulgação)
Os agentes em ação em Nova Friburgo (Foto: Divulgação)

O Procon Estadual do Rio de Janeiro intensificou neste início de ano a fiscalização no comércio da Região Serrana para apurar denúncias de consumidores. A ção começou por Nova Friburgo, onde os agentes vistoriaram agências bancárias, farmácias, shoppings, restaurantes e supermercados. A blitz constatou licenças sanitárias vencidas, aglomeração em filas, consumidores esperando até 50 minutos para serem atendidos e alimentos à venda com prazo de validade vencido, sem especificação e mal armazenados. Pelo menos cinco estabelecimentos tiveram auto de infração lavrado.

Nos bancos fiscalizados, os agentes identificaram que o tempo de espera dos clientes na fila estava acima do razoável. Através da senha, foi comprovado que um consumidor esperou 52 minutos para ser atendido em um deles. Já em outro banco, não havia funcionário para orientar quanto ao distanciamento social na fila externa, o que gerou aglomeração na calçada, desrespeitando as normas sanitárias necessárias para evitar o contágio pelo coronavírus. 

Entre as duas farmácias vistoriadas, ambas não tinham a revista com informações sobre o preço máximo ao consumidor atualizada. Em uma delas, a licença sanitária estava vencida desde novembro de 2020. Não havia farmacêutico técnico responsável e o livro de reclamações estava sendo preenchido de maneira incorreta, sem que o consumidor recebesse a sua via com a reclamação.

Nos restaurantes vistoriados, foi constatado que todas as normas de prevenção à Covid-19 estavam sendo cumpridas. Em um deles, os fiscais orientaram que houvesse um maior distanciamento entre as mesas, o que foi prontamente adequado. É importante lembrar que quem tiver alguma denúncia, é só entrar em contato com o Procon pelos telefones 2525 9179, 2525-9253 e 2525 9204 ou pelo e-mail proconnf@gmail.com.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios