Procissão do Senhor Morto volta a reunir fiéis no Centro de Friburgo

Tradição católica foi retomada nesta Sexta-feira Santa após 2 anos de pandemia
sábado, 16 de abril de 2022
por Jornal A Voz da Serra
A procissão pelas ruas do Centro (Fotos de Henrique Pinheiro)
A procissão pelas ruas do Centro (Fotos de Henrique Pinheiro)

Uma tradição religiosa centenária foi retomada em Nova Friburgo na noite desta Sexta-feira Santa, 15, quando, após dois anos de pandemia, a Procissão do Senhor Morto voltou a acontecer, atraindo centenas de fiéis.

 Os fiéis deixaram a Catedral São João Batista ao anoitecer, logo após a celebração da Liturgia da Cruz, com a igreja lotada. A procissão contornou a Praça Dermeval Barbosa Moreira, onde estava sendo realizado o Festival de Churros, que também atraiu muita gente.

Segundo a Diocese de Nova Friburgo, outras encenações da Via Sacra aconteceram pela cidade nesta Sexta-feira Santa:  na Paróquia Imaculada Conceição, no Jardim Ouro Preto, com concentração na Praça Casemiro Graça às 13h; e na  Paróquia Sant'Ana, em  Campo do Coelho, às  8h.

Em Riograndina, também aconteceu a Via Sacra Viva, realizada  há dez anos por fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Rosário que, além de tudo, teve um caráter solidário: durante a encenação, foram recolhidos alimentos não perecíveis e materiais de higiene, que serão divididos em cestas básicas destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social.

A Via Sacra Viva de Riograndina começou às 17h, com concentração em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na praça de mesmo nome, após celebração da Missa da Paixão e da  Procissão do Senhor Morto e da Virgem das Dores. O prefeito Johnny Maycon esteve presente, ao lado da  primeira-dama, Lorrayne Ribeiro, do vice-prefeito Serginho, do secretário de Cultura, Joffre Evandro, e do vereador Ângelo Gaguinho.

"Toda a encenação é feita de forma voluntária por moradores e paroquianos, assim como todos os apoios para cenário, iluminação e qualquer tipo de gastos que o evento exige vem de forma voluntária. Ficamos extremamente encantados com toda a encenação, é realmente muito emocionante ver toda a trajetória de sofrimento de Jesus até sua morte, crucificado, por nós", escreveu ele, que é evangélico, em rede social.

Mais celebrações

Até este domingo de Páscoa, 17, todas as igrejas da cidade - católica, luterana e evangélica - mantêm uma programação especial de Semana Santa, com celebrações, missas, vigílias, adoração da cruz, procissões e cultos.

Neste Sábado de Aleluia,  16,  haverá celebração da Vigília Pascal às 21h. No Domingo de Páscoa, serão celebradas missas solenes na catedral  às 10h, 17h e 19h. 

A Semana Santa, quando se celebra a condenação, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, é a data mais importante para os católicos.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: