Preocupação com coronavírus pode tirar foco do combate à dengue

População deve continuar atenta e redobrar cuidados para eliminar possíveis criadouros de Aedes
sexta-feira, 13 de março de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Preocupação com coronavírus pode tirar foco do combate à dengue

 

Um dos maiores temores dos especialistas em saúde no momento é que o avanço do coronavírus no Brasil e no mundo e o consequente alarde da população com medo do Covid-19 possa ocultar e tirar a devida atenção da importância da prevenção e do combate a um inimigo mais perigoso e, certamente, mais letal que o coronavírus: o mosquito Aedes Aegypti e as doenças que ele transmite, como a dengue, zika e a febre chikungunya.

O período do verão é o mais propício à proliferação do Aedes devido às chuvas e, consequentemente, é a época de maior risco de infecção por essas doenças. A recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano – especialmente na atual. A população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção.

Por isso, o Ministério da Saúde convoca a população brasileira a continuar, de forma permanente, com a mobilização nacional pelo combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.

Ministério já alertava para riscos

Em reportagem publicada em 18 de janeiro por A VOZ DA SERRA, o Ministério da Saúde alertou que o Rio de Janeiro era um dos 11 estados do Brasil que poderiam ter surto de dengue a partir deste mês março. Exceto o Espírito Santo e o Rio, os demais estados ficam no Nordeste. O período favorável ao aumento de casos da dengue no Brasil, marcado por altas temperaturas e chuvas, começou em novembro de 2019 e vai até maio.

Em reportagem anterior, publicada em 14 de novembro do ano passado por A VOZ DA SERRA, o Ministério da Saúde alertava que o número de registros de dengue em 2019 teve um aumento de 599,5% na comparação com 2018, que somou 205.791 notificações. A média era de pouco mais de seis mil casos por dia.

Na ocasião, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que “os dados do Ministério da Saúde não refletem a realidade do município, que registrou poucos casos nos últimos anos. O que não é motivo para descuidos na prevenção à doença, principalmente no verão, quando o risco aumenta e a população fica mais suscetível à dengue”. A prefeitura informou ainda que “em todo o ano de 2018 foram registrados apenas sete casos de dengue em Nova Friburgo. Já em 2019, até o início de novembro, também haviam sido registrados sete casos”.

Na última quinta-feira, 12, com antecedência à publicação desta reportagem, A VOZ DA SERRA solicitou à Prefeitura de Nova Friburgo a atualização desses números, já com os possíveis casos contabilizados neste ano, esclarecendo também as ações promovidas pelos agentes de endemias do município, e se seria realizada alguma ação específica, como um Dia D, por exemplo. No entanto, até o fechamento desta edição não recebemos resposta.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | Dengue