Com o objetivo de dar oportunidade a novos talentos literários do Estado do Rio de Janeiro, o Prêmio Rio de Contos 2022 chega à 3ª edição e está com inscrições abertas e gratuitas até o próximo dia 30 no link: https://www.lersalaocarioca.com.br/premioriodecontos/#inscricoes. O concurso mantém o compromisso das edições anteriores de valorizar a diversidade, o incentivo à literatura dentro de diretrizes de inclusão que pedem equilíbrio entre homens e mulheres, como também de negros e brancos, pessoas das mais diversas idades e narrativas LGBTQIA+. Serão selecionados candidatos da Região Serrana, Baixada Fluminense, demais municípios do interior do estado, do Leste fluminense e de todas as zonas da capital carioca.
O livro com as criações de 25 selecionados da 1ª edição do prêmio foi lançado no mês passado no evento Ler – Salão Carioca do Livro, realizado no Pier Mauá. A 2ª edição do prêmio continua priorizando o investimento em talentos incluindo os cursos de escrita criativa com Cláudia Chigres, da PUC Rio; literatura, com Leonardo Tonus, da Sorbonne Paris; aula magna de língua portuguesa, com Pasquale Cipro; encontro com um autor consagrado e mentorias individuais para o amadurecimento e reescrita dos textos selecionados, com Bárbara Cortese Caldas, para serem lançados na próxima publicação do prêmio.
“Eu sabia que o evento de lançamento do livro da 1ª edição do Prêmio Rio de Contos seria lindo e emocionante, mas superou as minhas expectativas. Até chorei em alguns momentos”, diz Kíssila Muzy, moradora de Nova Friburgo e autora da 1ª edição do prêmio.
“Com o primeiro livro lançado, uma bela edição com qualidade literária da qual podemos nos orgulhar, nossa meta agora é chegar aos leitores, nas universidades, nos institutos de educação, nas livrarias, para que a população do Estado do Rio como um todo leia o que está sendo produzido de literatura agora”, diz Bárbara Cortese Caldas, idealizadora e realizadora do prêmio.
Nas primeiras duas edições, o Rio de Contos recebeu mais de mil inscrições vindas de 50 municípios fluminenses tendo já selecionado escritores e escritoras de 15 municípios. “Fazer parte do Prêmio Rio de Contos foi um desejo alcançado. Fiz minha inscrição desde a primeira edição (mas fui selecionada na segunda) atraída pelo formato da premiação: não apenas estar numa antologia, mas fazer parte de um seleto grupo que receberia minicursos, mentorias e a oportunidade de troca de saberes. Está sendo uma experiência maravilhosa e me sinto muito honrada”, conta Marisa Maia, autora da segunda edição e moradora de Bom Jardim. O prêmio Rio de Contos é realizado numa parceria entre a Funarj, a LER – Salão Carioca do Livro e a Mater Produções.
Deixe o seu comentário