Prefeitura vai comprar mais três respiradores para a rede pública

Outros 29 aparelhos foram adquiridos recentemente para suprir a demanda no enfrentamento à pandemia
sexta-feira, 15 de maio de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Leito de CTI do Raul Sertã (Divulgação)
Leito de CTI do Raul Sertã (Divulgação)

A Prefeitura de Nova Friburgo iniciou uma pesquisa de mercado com o objetivo de comprar ventiladores pulmonares (respiradores) para atender às necessidade da rede pública de saúde no enfrentamento à pandemia do coronavírus. As informações constam no Diário Oficial eletrônico do município desta quinta-feira, 14, veiculado somente na internet. De acordo com o ato oficial, a tomada de preços será realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística, em caráter emergencial, com dispensa de licitação, por conta da emergência de saúde pública decorrente da pandemia mundial.

Questionada por A VOZ DA SERRA sobre quantos respiradores serão adquiridos e quanto o Governo Municipal pretende investir na compra dos aparelhos, a Prefeitura de Nova Friburgo informou, em nota, que “a publicação refere-se a uma pesquisa de mercado e no momento não há como responder nenhum desses questionamentos”.

No entanto, parte dos questionamentos consta no próprio termo de referência, que esclarece que a prefeitura pretende adquirir três ventiladores pulmonares adulto/pediátrico, para utilização em unidades móveis e prontos socorros. O valor dos aparelhos ainda não é possível apurar, visto que o procedimento ainda está em fase de tomada de preços.

Ainda de acordo com o termo de referência, entre as justificativas apresentadas  pela direção do Hospital Municipal Raul Sertã para a compra dos respiradores é o “crescente número de casos de Covid-19, em especial no Estado do Rio de Janeiro e de acordo com os casos confirmados no município de Nova Friburgo” e que a aquisição visa auxiliar os pacientes com problemas respiratórios causados pela Covid-19 e outras doenças pulmonares.

O termo de referência reforça ainda que “o Hospital Municipal Raul Sertã atende aos pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, todavia, é impossível estimar até que ponto seremos afetados por este vírus, certo de que o município possui um número de casos confirmados que vem crescendo diariamente, motivo pelo qual a unidade de saúde solicita em caráter emergencial a aquisição do referido aparelho, baseando-se em uma estimativa de precaução para suprir a demanda do hospital nesse primeiro momento”.

Compra recente

A coluna Massimo de A VOZ DA SERRA obteve com exclusividade no último dia 7, a informação que a Justiça determinou que a empresa que venceu uma licitação no fim do ano passado para compra de 29 respiradores (ventiladores pulmonares) entregasse os equipamentos à prefeitura em até dez dias. Os equipamentos seriam destinados à UTI exclusiva para pacientes graves com coronavírus no Hospital Raul Sertã.

De acordo com outro levantamento feito pela coluna Massimo, em 2 de abril a rede pública de saúde do município contava, naquele momento, com 31 respiradores no Raul Sertã e outros seis na Maternidade, mas nem todos operacionais. Na ocasião, oito desses 37 respiradores estavam com algum defeito.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra