Prefeitura assina termo de adesão ao Programa Calçada Acessível

Pisos e rampas desnivelados, postes no meio da passagem e falta de manutenção são situações comuns que prejudicam o ir e vir
quinta-feira, 25 de março de 2021
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
AS calçadas de Nova Friburgo (Fotos: Henrique Pinheiro)
AS calçadas de Nova Friburgo (Fotos: Henrique Pinheiro)

O prefeito de Nova Friburgo Johnny Maycon, assinou nesta semana em seu gabinete um termo de intenção para que o município seja incluído no Programa Calçada Acessível, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). A iniciativa visa a padronização e acessibilidade das calçadas.

O programa tem ainda como objetivo orientar os técnicos da prefeitura, engenheiros, arquitetos, gestores públicos, lideranças do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e do Idoso, envolvidos e responsáveis pela elaboração de projetos e obras e que atuam na formulação de políticas públicas de mobilidade.

A ideia principal do projeto é desenvolver uma série de ações em parceria com as prefeituras, estimulando as discussões sobre as questões referentes à mobilidade urbana, proporcionando a troca de informações e experiências sobre soluções para as calçadas dos municípios com padronização e acessibilidade, visando à inclusão e à melhor qualidade de vida para todo cidadão, segundo os princípios do desenho universal, tornando-as mais acessíveis.  

“O Programa Calçada Acessível é um importante avanço para Nova Friburgo na direção da Nova Agenda Urbana que prioriza uma organização espacial com um desenho urbano que promova maior “calçabilidade” para melhorar a acessibilidade e qualidade de vida para as pessoas”, disse a secretária do Meio Ambiente de Nova Friburgo, Vívian de Assis.

O estado das calçadas atualmente… 

Em muitos casos andar pelas calçadas de Nova Friburgo é um verdadeiro desafio, uma prova de obstáculos. Formatos e alturas diferentes, rampas desniveladas e postes bem no meio da passagem são situações comuns que prejudicam o ir e vir dos friburguenses. Algumas possuem muitos buracos, pisos soltos, escorregadios, falta de padronização e manutenção. E quem mais sofre com isso são os idosos, deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

Numa sabatina realizada na época das eleições, sobre a questão da acessibilidade, Johnny Maycon relatou que pretende garantir a acessibilidade em ruas, calçadas e locais públicos, de acordo com a legislação vigente. “Instituiremos o Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana de Nova Friburgo para dar o norte quanto às ações a serem implementadas quanto à acessibilidade. Desenvolveremos projeto para padronização das calçadas. Garantiremos a acessibilidade em ruas, calçadas e locais públicos, de acordo com a legislação vigente. Promoveremos a inclusão dos estudantes com necessidades especiais, garantindo a acessibilidade e aprendizado conforme suas demandas. Fiscalizaremos de forma efetiva todos os estabelecimentos para verificar o cumprimento das leis relativas à acessibilidade e tomaremos todas as medidas que forem necessárias para assegurar os direitos das pessoas com necessidades especiais. Na nossa gestão, daremos o máximo de atenção e faremos todos os investimentos que forem necessários para garantir que as pessoas com necessidades especiais recebam os devidos cuidados”, esclareceu, Johnny. 

Os friburguenses, relatam que existe uma certa acessibilidade em alguns pontos, mas as calçadas necessitam de manutenção. “Ao caminhar pelas calçadas do Centro me deparo com bastante buracos, mas também existem inúmeras rampas de acessibilidade. Eu acho que podia melhorar nesse quesito (dos buracos), mas acho a acessibilidade nas ruas de Friburgo boa comparando-se com outras cidades”, relatou a moradora Taynara. 

    “A situação das calçadas de Friburgo está cada vez pior. A gente não tem segurança para andar, as senhoras idosas tropeçam e podem sofrer qualquer tipo de de entorse ou algo mais grave até, como levar um tombo e acontecer algo mais sério. A gente percebe que é um descaso sistemático por parte do governo”, disse o morador José de Anchieta. 

 

LEIA MAIS

Trânsito da Avenida Julius Arp ficou 2 meses desviado para a Alameda Barão de Nova Friburgo

Máquinas ocuparão largo entre as duas praças hoje utilizado por ponto de táxis, que será transferido para rua lateral entre Willisau e Ienf

Setor é contemplado por serviços específicos para suas demandas

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obra