“Poropopó” explora o universo dos palhaços em aventuras urbanas

Rodado em Friburgo, com alunos de teatro da terra, o longa está sendo exibido nesta quarta no colégio Pontinha de Sol
quarta-feira, 08 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
“Poropopó” explora o universo dos palhaços em aventuras urbanas

Julieta é uma palhacinha adolescente que vive com sua família peculiar: um grupo circense nômade. Sua vida muda drasticamente quando seus pais decidem deixar o circo e tentar a vida em uma cidade próxima. Com seus trajes típicos no dia a dia, a família enfrenta, com humor e alegria, uma série de dificuldades durante a adaptação a essa nova vida. Enquanto seus pais lutam para se ajustarem ao louco estilo da vida urbana, Julieta faz novos amigos e prepara um show circense no bairro. 

Performances, truques de mágica, música, mistério e muita diversão acabam por trazer a tradição do circo para a cidade, derretendo corações frios e apresentando ao mundo os poderes do símbolo mais precioso desta família de palhaços: a flor Dente-de-leão. 

Essa é a história que o filme Poropopó conta: as aventuras de uma família de palhaços que deixa o circo para tentar a vida na cidade, sem abandonar suas caracterizações de palhaços e suas crenças. O longa-metragem é dirigido por Luis Igreja, criado por Denise Bernardes, diretora de arte e roteirista junto com Rodrigo Parra.

No elenco estão André Abujamra, Amir Haddad e Letícia Pedro, sendo grande parte do elenco de apoio oriundo de grupos teatrais de Nova Friburgo, onde o filme foi rodado. Produção de Denise Bernardes, Rodrigo Parra e Gabriela Figueiredo, que também atuou com produtora executiva. Poropopó é uma coprodução da Samba Filmes e Leblon Filmes, em associação com Valkyria Filmes e distribuição da Cavideo.

O filme está sendo exibido nesta quarta-feira, 8, no colégio Pontinha de Sol, em duas sessões: 9h e 14h. 

Encontros

Em entrevista para o blog ArteCult, Denise citou os muitos encontros que teve durante as filmagens, 

como o do cineasta friburguense Roberto Farias (falecido em 2018), a quem apresentou a ideia do filme. Encantado com o conceito, lhe disse: “Chame seus amigos mais talentosos e faça esse filme”. Foi o que Denise fez e mais: “O filme é dedicado à memória de Roberto Farias, que tanto nos motivou a trilhar esse caminho mágico e delicado”, revelou. 

Sobre o trabalho com um elenco tão diversificado, Denise comentou: “Nosso elenco principal tem um núcleo oriundo da Cia. do Gesto, além de outros artistas consagrados [Abujamra, Haddad] em participações especiais. Atores, artistas de circo locais e grupos de crianças e adolescentes completam o elenco”, dentre eles, alguns de Friburgo. 

A cidade de Nova Friburgo tem esses grupos de crianças e adolescentes muito preparados. O nosso diretor de produção Paulo Marques, que morava lá, nos apresentou professores de teatro e seus alunos, como: Jane Ayrão (do grupo Taca/Colégio Anchieta) e a Gabriela Ribas (do grupo Teia/Colégio Nossa Senhora das Dores); o Mestre Fred, da Banda do Ponto de Cultura de Olaria; e Christiane Salomão, diretora da Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo. Durante a nossa pré-produção, esses professores foram fundamentais, ensaiando, organizando e incentivando as crianças”, ressaltou Denise.

Trajetória do Poropopó

O longa teve pré-estreia no 19º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), durante o FICI Day, em dezembro, no Rio de Janeiro. Sua estreia mundial aconteceu no mesmo mês, na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na Mostra Brasil e Competição Novos Diretores, com exibições no Petra Belas Artes, no CCJ Ruth Cardoso e no vão-livre do MASP.  

Já foi exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais; vai participar da Mostra de Cinema de Ouro Preto — o CineOP, no próximo dia 26 ; e em julho estará no festival Avanca Gigantes, para crianças e adolescentes, em Portugal.

Sobre  Denise Bernardes

 Formada em educação física e artes cênicas pela UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), é pós-graduada em produção executiva de cinema e televisão na Fundação Getúlio Vargas, e de roteiro na Universidade Estácio de Sá. Ministrou aulas de educação física e artística no Colégio Maria Auxiliadora, em Porto Alegre (RS), no Polo Cinematográfico de Paulínia, e Faculdades Integradas Hélio Alonso, no Rio de Janeiro.

Denise Bernardes trabalhou por 17 anos na TV Globo e na Globosat como diretora de arte e figurinista, em programas como Malhação, Brava Gente Brasileira, Casseta & Planeta, Caldeirão do Huck, Você Decide, Fantástico, entre outros. 

No canal infantil Gloob fez o programa Tem Criança na Cozinha, além de trabalhos com circo contemporâneo, videoclipes e filmes para cinema. É sócia da produtora Leblon filmes, onde vem desenvolvendo trabalhos artísticos autorais. Atualmente está roteirizando o longa infantil “As Pantufas de Pedro” e uma série infantil para TV a cabo e streaming “Dandelion”. 

   

(Fonte: http://artecult.com/poropopo)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: