Planetário de Friburgo vai retomar atividades de forma gradual

Espaço conta com réplicas de trajes espaciais, simulador de módulo de pouso, terrário de Marte, rochas e meteoritos, entre outros
sexta-feira, 13 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O Planetário por dentro (Arquivo AVS)
O Planetário por dentro (Arquivo AVS)

O Clube de Astronomia de Nova Friburgo (Canf) anunciou, através da sua página no Facebook (www.facebook.com/clubeanf.canf), que o planetário do município vai retomar parcialmente suas atividades. Devido a pandemia da Covid-19, o espaço que funciona anexo ao Ciep Licínio Teixeira, na Via Expressa, no bairro Olaria, foi parcialmente aberto, mas as sessões na cúpula não estão permitidas para evitar aglomeração. No momento, apenas a visitação em grupos pequenos previamente agendados está permitida, mas com horários reduzidos. 

As visitas em grupo comportam no máximo 15 pessoas por vez, respeitando o distanciamento social. O agendamento pode ser realizado pelo telefone (22) 9 9213-3790, pela página do Facebook ou na Secretaria Municipal de Educação.

O planetário 

Nova Friburgo possui um céu perfeito, um dos melhores do Brasil para observação dos astros. Localidades da periferia, como São Lourenço, São Pedro da Serra, Lumiar, Caledônia, entre outros, distantes da poluição, são perfeitos para observar o céu. 

Amantes da astronomia têm em Nova Friburgo um cantinho especial para admirar o céu, sugere o coordenador do espaço, Reinaldo Ivaniscka. É no planetário da cidade que adultos e crianças têm a chance de admirar estrelas, satélites e planetas e compreenderem melhor cada ponto brilhante anos-luz da Terra, seja em simulações com a ajuda de softwares que permitem a observação do céu sob o ponto de vista, de diferentes civilizações e séculos, ou sob telescópios.

O Planetário de Nova Friburgo foi inaugurado em 2002 e conta com três espaços básicos: o prédio da cúpula de projeção, com sala sob a cúpula, a sala de astronomia e a sala de astronáutica. O acervo do planetário conta com réplicas de trajes espaciais, simulador de módulo de pouso, terrário de marte, rochas e meteoritos, cúpula de projeção do céu, telescópios, entre outros. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: