PIB fluminense cresceu 2,5% no terceiro trimestre de 2024

Projeção da Firjan para o crescimento da economia do estado é de 4,1%, superando a média nacional, de 3,5%
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Rio de Janeiro cresceu 2,5% no terceiro trimestre do ano passado em relação ao mesmo período em 2023. O setor de Serviços – que representa mais da metade da economia fluminense – se destacou com a maior influência positiva, ao registrar aumento de 3,3%. Os dados são da nota técnica "Rio de Janeiro: resultados e perspectivas para o PIB", elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

De acordo com a instituição, a projeção para o crescimento da economia do Estado do Rio de Janeiro em 2024 é de 4,1%, superando a média nacional, de 3,5%. E a perspectiva de crescimento de 3,3% em 2025, alavancados por investimentos consistentes no segmento de óleo e gás e ampliação de projetos de infraestrutura e habitação.

“Os números divulgados pela Firjan reforçam o potencial do Estado do Rio e refletem as políticas de incentivo ao crescimento econômico, a melhoria do ambiente de negócios e o empenho conjunto do setor público e da iniciativa privada. Estamos criando as bases para um desenvolvimento sustentável, que gera emprego, renda e qualidade de vida para os fluminenses”, observa o governador Cláudio Castro.

De acordo com o estudo, no terceiro trimestre do ano passado, o desempenho do setor de Serviços foi impulsionado por "um mercado de trabalho resiliente e maiores rendimentos reais”. A indústria fluminense registrou alta de 1,3% no terceiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período em 2023. A indústria de transformação também cresceu 2,4% no terceiro trimestre de 2024, com ênfase na alta da fabricação de veículos automotores.    

Na construção, o crescimento foi de 1,9%, com os investimentos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal) ajudando a impulsionar o setor. A indústria extrativa, por sua vez, registrou crescimento de 0,9%. Responsável por 75% do PIB industrial fluminense, o setor foi impulsionado pela entrada de novos poços no campo de Mero e pela expansão das atividades nos campos de Búzios e Tupi.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: