Pela primeira vez na pandemia, todo o Estado do Rio com baixo risco de contágio

Indicadores do Mapa Covid apontam o melhor panorama epidemiológico desde julho de 2020, data da primeira edição do levantamento
terça-feira, 19 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O Mapa de Risco Covid-19 do estado atualizado
O Mapa de Risco Covid-19 do estado atualizado

A 52ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada na última sexta-feira, 15,  pela Secretaria estadual de Saúde (SES), mostra a melhor avaliação epidemiológica do Estado do Rio de Janeiro desde a sua primeira edição, publicada em 8 de julho de 2020. A análise compara as semanas epidemiológicas 39 (de 26 de setembro a 2 de outubro) com a 37 (de 12 a 18 de setembro). Nesse período, o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caiu 40%; e de óbitos 39% em todo o estado.

“Essa é a primeira vez, desde o início da edição do mapa de risco, que todas as regiões fluminenses foram classificadas na bandeira amarela, que indica baixo risco de contágio pelo coronavírus. É, também, a sétima semana consecutiva com a classificação geral do Estado do Rio de Janeirona bandeira amarela. É importante explicar que o nosso estudo não avalia apenas internações e óbitos. O levantamento conta também com análise sobre os indicadores precoces, como a capacidade instalada nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), o número de atendimentos nas unidades de emergência e a taxa de ocupação. Graças aoavanço da vacinação no estado, vivemos nosso melhor momento desde o início da pandemia”, avalia Alexandre Chieppe, secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Entre 12 de setembro e 2 de outubro, período que compreende as semanas epidemiológicas 37 e 39, foram aplicadas 2.088.923 doses de vacinas contra o coronavírus, e também iniciada a aplicação das doses de reforço para idosos e profissionais de saúde. Com o avanço da campanha e a diminuição da transmissão da doença, a taxa de ocupação de leitos da capital, região metropolitana e interior continua em queda progressiva. A taxa das UTIs passou de 45%, no levantamento anterior, para 41%; e a de enfermaria, de 23% para 21%, as menores desde o início deste ano. Alguns leitos estão sendo revertidos para tratamentos de outras especialidades.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto de contágio), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

Cenário em Nova Friburgo 

De acordo com o boletim sobre a Covid-19 divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo na última sexta-feira, 15, subiu para 25.616 o número total de casos confirmados da doença no município. Do total de infectados, 848 são profissionais de saúde, com seis óbitos confirmados na categoria. Ao todo, o município registrava até então 856 mortes causadas pelo coronavírus. A prefeitura também informou o registro de 13.576 pacientes recuperados e 22.428 casos descartados.

Ainda de acordo com o boletim divulgado pela prefeitura, a taxa média de ocupação nos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 na última sexta-feira nos hospitais locais foi de 13,30%: (Raul Sertã: 15%); (Unimed: 20%); (São Lucas: 0%); e (Serrano: 10%). Do total de 45 leitos, seis estavam ocupados. Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação foi de 14%: (Raul Sertã: 36,40%); (Unimed: 22,20%); (São Lucas: 0%); (Serrano: 0%). Do total de 43 leitos, seis estavam ocupados.

Vacinação

Sobre o número de vacinados no município, Nova Friburgo totalizou 259.569 vacinas utilizadas até a última quarta-feira, 13. Deste total, 151.395 vacinas foram aplicadas para primeira dose e 102.644 para segunda dose. Para dose única, foram aplicadas 4.360 e 1.170 de 3ª dose (reforço).

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra