Pantone cria uma nova cor para marcar tendências em 2022

Uma nuance entre o roxo, o azul e o lilás, Very Peri simboliza os tempos de transformação que a humanidade está vivendo hoje
quarta-feira, 29 de dezembro de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A Very Peri da Pantone (Reprodução da web)
A Very Peri da Pantone (Reprodução da web)

Uma nuance entre o roxo, o azul e o lilás, chamada Very Peri, foi criada pela Pantone especialmente para representar o ano de 2022. A Pantone Color Institute  é a principal empresa de cores no mundo e seu sistema hoje, reconhecido mundialmente, é o padrão usado nas indústrias gráfica e têxtil para especificação e controle das cores. A empresa americana de consultoria de cores escolhe todos os anos  a cor que deve ser tendência em moda, design e cultura.

Segundo a Pantone, a nova cor, catalogada sob o número 17-3938, simboliza os tempos de transformação que a humanidade está vivendo hoje. "A Very Peri tem uma presença nova e dinâmica e uma energia brincalhona que encoraja a expressão pessoal.  Enquanto a sociedade continua a reconhecer a cor como uma forma intensa de comunicação e como uma forma de expressar e afetar ideias e emoções, de se envolver e se conectar, a complexidade deste novo tom de azul com notas vermelho-violeta aponta para as possibilidades expansivas que estão diante de nós”, definiu Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute.

Como é feita a escolha

Para chegar à seleção de cada ano, os especialistas em cores da Pantone  vasculham o mundo em busca de novas influências de cores. Isso pode incluir a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte em viagem e novos artistas, moda, todas as áreas do design, destinos famosos de viagens, bem como novos estilos de vida, estilos de jogos e condições socioeconômicas. As influências também podem advir de novas tecnologias, materiais, texturas e efeitos que afetam a cor, plataformas de mídia social relevantes e até eventos esportivos futuros que capturam a atenção mundial. Durante 23 anos, a Cor do Ano da Pantone influenciou o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, incluindo moda, decoração e design industrial, bem como embalagens de produtos e design gráfico.

A escolha é feita em  reuniões secretas, com a presença de representantes de grupos de padronização de cores de vários países. A decisão é feita após dois dias de deliberações e palestras, e a escolha está sempre conectada a uma representação do momento pelo qual o mundo está passando.

As cores de 2021 - pela segunda vez duas foram escolhidas,  o cinza "Ultimate Gray" e o amarelo "Iluminating" - sucederam o  "Classic Blue" de 2020.

 

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