Um boato compartilhado em redes sociais de Teresópolis, na semana passada, informando que o Hospital São José não iria mais atender pacientes de Oncologia do Sistema Único de Saúde (SUS) foi desmentido pela prefeitura da cidade vizinha. A nota emitida pela Prefeitura de Teresópolis informou que “o credenciamento junto ao Hospital São José permanece ativo até o dia 30 de setembro. Após esta data, haverá a contratação do hospital pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro ou pelo próprio município para atendimento aos pacientes com câncer (residentes em Teresópolis). Reforçamos que os atendimentos acontecem normalmente e que irão seguir”, destaca a nota.
No entanto, o comunicado interfere diretamente na vida dos pacientes oncológicos de outras cidades, como muitos de Nova Friburgo, que fazem tratamentos no São José. Ainda segundo a nota, “o que ocorreu é que o Governo do Estado redirecionou as consultas de Oncologia dos outros municípios que o Hospital São José atendia para hospitais de outras cidades, mas as consultas dos nossos munícipes continuam aqui”, informou o Hospital São José.
De acordo ainda com a Prefeitura de Teresópolis, pacientes oncológicos de Nova Friburgo, que seriam regulados para Teresópolis, passarão a ter sua primeira consulta no Hospital Regional Darcy Vargas, em Rio Bonito, na Região Metropolitana, assim como os pacientes de Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim e Guapimirim. Segundo ainda a Prefeitura de Teresópolis, a medida foi tomada em reunião do Estado, com os secretários de saúde das 14 prefeituras dos municípios, cujos pacientes oncológicos eram regulados para o Hospital São José.
A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo para saber se a decisão atinge só pacientes em primeira consulta ou os que já começaram tratamento no Hospital São José, se pacientes da cidade já estão sendo atendidos em outra unidade e quantos pacientes são. Mas até o fechamento desta edição não obtivemos resposta.
Deixe o seu comentário