Nesta quarta-feira, 26, está previsto um evento astronômico especial: uma superlua será totalmente eclipsada pelo sol, ou um eclipse total lunar de uma superlua. Rigorosamente são dois eventos, uma superlua e o eclipse lunar total. O eclipse da superlua vai ocorrer na madrugada desta quarta-feira, 26. Para ver a superlua eclipsada, será preciso fazer o galo cantar mais cedo e pular da cama. Mas justamente nos estados que terão a melhor visualização do evento, a madrugada será fria por causa da presença do ar polar sobre o país, ou terá pancadas de chuva.
Superlua de 26 de maio
A superlua de 26 de maio poderá ser observada também ao anoitecer desta quarta-feira, 26, pouco antes do pôr do sol. Para apreciar o evento, basta olhar para o horizonte leste, que é o oposto em relação ao pôr do sol. A superlua estará nascendo ao anoitecer, enorme e linda! Mas ao anoitecer, somente a superlua poderá ser vista. Não haverá mais eclipse lunar. A superlua de 26 de maio é o segundo evento de superlua com lua cheia de 2021. O primeiro ocorreu em 27 de abril. Em novembro e dezembro vão ocorrer as superluas com a lua nova.
O que é uma superlua?
A primeira coisa que é preciso saber é que este nome “superlua” não é adotado oficialmente pelos astrônomos. Dizemos que uma lua cheia (ou nova) é uma superlua quando a fase da lua cheia (100% do disco lunar iluminado) acontece próxima do horário em que a lua estará passando pelo perigeu, que é a menor distância entre o centro da lua e o centro da Terra.
Quando ocorre esta combinação, para quem olha da Terra, a lua vai parecer maior e mais brilhante do que realmente é. A superlua também ocorre com a lua nova. Este ano, as superluas com a lua nova vão ocorrer em novembro e em dezembro.
Dia e hora do perigeu e lua cheia
O perigeu lunar será hoje, 25, às 22h49, pelo horário de Brasília. A lua cheia (100% do disco lunar iluminado) ocorre em 26 de maio, às 8h14, pelo horário de Brasília. A diferença é que entre a hora do perigeu e a fase cheia é de apenas 14h
O que é um eclipse lunar?
Um eclipse lunar é a ocultação de parte ou de todo o disco lunar pela sombra da Terra. O eclipse lunar ocorre quando temos um alinhamento Sol – Terra – Lua. Isto é, o planeta Terra fica entre o Sol e a Lua. É a sombra da Terra que encobre (escurece) o disco lunar.
Quem poderá ver o eclipse lunar total?
O eclipse lunar de 26 de maio vai ocorrer na madrugada e nenhuma área do Brasil verá o eclipse 100% total. Porém, o estado do Acre terá observação mais privilegiada e mais próxima do eclipse total.(Climatempo)
Deixe o seu comentário