Nova Friburgo Yetis anuncia retomada e marca "try out" para o dia 20

Montagem de um novo elenco é o primeiro passo para a retomada dos Homens de Gelo
sexta-feira, 04 de fevereiro de 2022
por Vinicius Gastin
Cena de uma das conquistas do Yetis, em 2015: remontada, equipes sonha em voar alto novamente
Cena de uma das conquistas do Yetis, em 2015: remontada, equipes sonha em voar alto novamente

Eles venceram quase todas as dificuldades. E descobriram que, assim como o pequeno grupo pioneiro em 2006, a cidade e a região também possuíam grandes apaixonados pelo futebol americano. Foi assim que o Nova Friburgo Yetis manteve viva a chama da modalidade, conquistou títulos, alçou voos altos e, só não foi mais longe, por falta de apoio. Depois de um breve hiato, devido à pandemia, o sonho de retomar o protagonismo está volta.

Através das redes sociais, o Nova Friburgo Yetis anunciou o try out 2022. O evento, uma espécie de peneira para testar habilidades físicas e técnicas dos candidatos a integrarem o plantel, será realizado no dia próximo dia 20 de fevereiro, no complexo esportivo Arena, em Olaria. O registro dos atletas começa a partir de 11h30, e logo após, às 12h30, começarão as atividades. As inscrições custam R$ 20, ou R$ 10 com mais um quilo de alimento não perecível.

Entre as recomendações estão o uso de máscara, a apresentação obrigatória do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e o uso de roupas leves e tênis confortável. Também é solicitado que cada atleta leve a própria água para consumo pessoal.

Criado através da paixão de amigos pela bola oval, em 7 de setembro de 2006, o Nova Friburgo Yetis foi a primeira equipe da modalidade no interior e se tornou um importante time da região Serrana. Além disso, o time sempre foi voltado a ações sociais e a servir como escola para ensinar o futebol americano para jovens. Em 2013, o time conquistou a liga fluminense de futebol americano e em 2014 venceu a Conferência Norte.

No ano seguinte, a equipe se tornou a primeiro fora da capital e sem ligação com times de futebol, a disputar a categoria principal, a Fullpad, que exige a utilização do equipamento completo. Um passo considerado histórico na trajetória dos Homens de Gelo.

Em 2018, a diretoria dos Homens de Gelo chegou a anunciar a possibilidade de participar, pela primeira vez, da Liga Nacional de Futebol Americano. O Yetis havia sido selecionado a partir do histórico favorável de boas participações na Liga Fluminense, a LiFFA, e desta forma disputaria a 2ª divisão do esporte. As dificuldades financeiras e logísticas impediram a realização deste sonho, que agora pode ser reativado.

Na temporada de 2017, mesmo com todas as dificuldades, o Nova Friburgo Yetis ficou entre as três melhores equipes classificadas da LiFFA, na temporada passada. A equipe foi derrotada na primeira partida pela Liga Fluminense pelo Blaze FA, por 29 a 18. Nas rodadas seguintes, o Yetis venceu o Rio de Janeiro Islanders por 26 a 20, e o Niterói Federals por 9 a 0. Na sequência, o Yetis recebeu o Macaé Oilers, no Cascatinha, e o adversário levou a melhor, vencendo pelo placar de 44 a 6.

A equipe de Nova Friburgo terminou a fase de grupos na 3ª colocação do grupo A, liderado pelo Blaze FA. O Macaé Oilers terminou na vice-liderança. Nas quartas de final, os Homens de Gelo venceram o Volta Redonda Falcons, por 25 a 22, no Campo do Cascatinha, e chegaram até a semifinal diante do Rio de Janeiro Islanders.

Os poucos apoios sempre foram desafios a serem vencidos pela equipe, que durante boa parte de sua existência foi mantida integralmente pelo esforço de seus atletas. O Yetis chegou a realizar os treinos no Sanatório Naval, através de uma parceria com a Marinha, mas sempre teve dificuldade em conseguir um campo para os jogos. O Botafoguinho, o Amparo e o Serrano foram alguns dos locais utilizados. Além disso, as viagens para disputas fora de casa são feitas em carros de familiares para diminuir os custos com ônibus.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: