Eles venceram quase todas as dificuldades. E descobriram que, assim como o pequeno grupo pioneiro em 2006, a cidade e a região também possuíam grandes apaixonados pelo futebol americano. Foi assim que o Nova Friburgo Yetis manteve viva a chama da modalidade, conquistou títulos, alçou voos altos e, só não foi mais longe, por falta de apoio. Depois de um breve hiato, devido à pandemia, o sonho de retomar o protagonismo está volta.
Através das redes sociais, o Nova Friburgo Yetis anunciou o try out 2022. O evento, uma espécie de peneira para testar habilidades físicas e técnicas dos candidatos a integrarem o plantel, será realizado no dia próximo dia 20 de fevereiro, no complexo esportivo Arena, em Olaria. O registro dos atletas começa a partir de 11h30, e logo após, às 12h30, começarão as atividades. As inscrições custam R$ 20, ou R$ 10 com mais um quilo de alimento não perecível.
Entre as recomendações estão o uso de máscara, a apresentação obrigatória do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e o uso de roupas leves e tênis confortável. Também é solicitado que cada atleta leve a própria água para consumo pessoal.
Criado através da paixão de amigos pela bola oval, em 7 de setembro de 2006, o Nova Friburgo Yetis foi a primeira equipe da modalidade no interior e se tornou um importante time da região Serrana. Além disso, o time sempre foi voltado a ações sociais e a servir como escola para ensinar o futebol americano para jovens. Em 2013, o time conquistou a liga fluminense de futebol americano e em 2014 venceu a Conferência Norte.
No ano seguinte, a equipe se tornou a primeiro fora da capital e sem ligação com times de futebol, a disputar a categoria principal, a Fullpad, que exige a utilização do equipamento completo. Um passo considerado histórico na trajetória dos Homens de Gelo.
Em 2018, a diretoria dos Homens de Gelo chegou a anunciar a possibilidade de participar, pela primeira vez, da Liga Nacional de Futebol Americano. O Yetis havia sido selecionado a partir do histórico favorável de boas participações na Liga Fluminense, a LiFFA, e desta forma disputaria a 2ª divisão do esporte. As dificuldades financeiras e logísticas impediram a realização deste sonho, que agora pode ser reativado.
Na temporada de 2017, mesmo com todas as dificuldades, o Nova Friburgo Yetis ficou entre as três melhores equipes classificadas da LiFFA, na temporada passada. A equipe foi derrotada na primeira partida pela Liga Fluminense pelo Blaze FA, por 29 a 18. Nas rodadas seguintes, o Yetis venceu o Rio de Janeiro Islanders por 26 a 20, e o Niterói Federals por 9 a 0. Na sequência, o Yetis recebeu o Macaé Oilers, no Cascatinha, e o adversário levou a melhor, vencendo pelo placar de 44 a 6.
A equipe de Nova Friburgo terminou a fase de grupos na 3ª colocação do grupo A, liderado pelo Blaze FA. O Macaé Oilers terminou na vice-liderança. Nas quartas de final, os Homens de Gelo venceram o Volta Redonda Falcons, por 25 a 22, no Campo do Cascatinha, e chegaram até a semifinal diante do Rio de Janeiro Islanders.
Os poucos apoios sempre foram desafios a serem vencidos pela equipe, que durante boa parte de sua existência foi mantida integralmente pelo esforço de seus atletas. O Yetis chegou a realizar os treinos no Sanatório Naval, através de uma parceria com a Marinha, mas sempre teve dificuldade em conseguir um campo para os jogos. O Botafoguinho, o Amparo e o Serrano foram alguns dos locais utilizados. Além disso, as viagens para disputas fora de casa são feitas em carros de familiares para diminuir os custos com ônibus.
Deixe o seu comentário