No Dia de São Lourenço, a história do mais bem-humorado dos mártires

Hoje é considerado padroeiro dos bombeiros
terça-feira, 10 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A pintura mostra o diácono no braseiro
A pintura mostra o diácono no braseiro

Nesta terça-feira, 10, comemora-se o dia de São Lourenço, o diácono bem-humorado que nem chicotes, algozes, chamas, tormentos e correntes puderam contra sua fé e amor a Jesus Cristo. Espanhol natural de Huesca, Lourenço foi um diácono que, em meados do século III, servia na Igreja de Roma. Era também responsável pela administração dos bens da Igreja que sustentava muitos necessitados.

Diante da perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Lourenço os tesouros da Igreja. O diácono então pediu um prazo, o qual foi o suficiente para reunir no átrio os órfãos, os cegos, os coxos, as viúvas, os idosos - todos os que a Igreja socorria. No fim desse prazo, sempre com bom humor, Lourenço disse: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte”.

Sentindo-se iludido, o prefeito sujeitou o diácono a diversos tormentos, até colocá-lo sobre um braseiro ardente.  São Lourenço teria dito,  no auge do sofrimento na grelha: “Vira-me que já estou bem assado deste lado”. Hoje é considerado padroeiro dos bombeiros.

A Roma cristã venera o santo espanhol com o mesmo respeito com que honra seus primeiros Apóstolos.

Depois de São Pedro e São Paulo, a festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia romana. O que foi Santo Estevão em Jerusalém,  foi São Lourenço em Roma.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: