N.F.F.C. completa 41 anos e programa série de comemorações

Clube que aniversaria nesta quarta mantém atividades de escolinha, futebol de base, feminino e futebol de mesa, entre outras
terça-feira, 15 de setembro de 2020
por Vinicius Gastin
Bachini e Juca: dupla gere os rumos do Nova Friburgo Futebol Clube, aniversariante desta quarta
Bachini e Juca: dupla gere os rumos do Nova Friburgo Futebol Clube, aniversariante desta quarta

Uma história que merece ser comemorada a cada ano, seja recordando os inúmeros capítulos gloriosos ou projetando o futuro cada vez mais real. O Nova Friburgo Futebol Clube completa 41 anos nesta quarta-feira, 16, e em tempos “normais”, uma grande celebração seria promovida pela instituição. Contudo, em tempos de pandemia, as comemorações serão feitas através das redes sociais.

De acordo com o conselho diretor do clube, vídeos serão exibidos nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e no site oficial), com o depoimento dos abnegados que fazem diariamente a história do clube. Ainda está prevista a realização de uma missa em ação de graças, marcada para acontecer no próximo domingo, 20,  às 18h30, na Paróquia de São Bento Abade, no bairro Ypu.

“Estou à frente do clube desde 2008 e participei ativamente da fusão entre o Friburgo F.C. e o Esperança F. C. Obedecendo uma tradição da minha família, que começou com o meu bisavô, avô, pai e agora estou na quarta geração do nosso clube”, comenta o presidente do conselho diretor, Luiz Fernando Bachini, reeleito no início deste ano para o biênio 2020-2021.

Também em depoimento ao site oficial do Nova Friburgo Futebol Clube, o presidente do conselho deliberativo, Carlos Arnaldo Bravo Berbert, o Juca, salienta os marcos históricos do clube e destaca a evolução do futebol amador da cidade.

“Depois dos antigos Friburgo e do Esperança ganharem mais de 40 títulos e terem a hegemonia do esporte em nossa cidade aconteceu a fusão e a criação do Nova Friburgo Futebol Clube. Na ocasião, participei como diretor administrativo da primeira diretoria da fusão. Estamos lutando muito desde o início até os dias atuais e contamos com uma equipe de abnegados para que possamos dar continuidade ao trabalho. Com muita garra iremos vencer todos os desafios”, projeta.

História se renova

Se o futebol profissional ainda é um projeto futuro em discussão, as divisões de base do Nova Friburgo seguem revelando talentos no futebol e rendendo conquistas ao clube. Atualmente as equipes ainda disputam competições, à exemplo da Copa Light, Copa Saf, campeonatos municipais e torneios regionais nas cidades de Cantagalo, Cordeiro, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Rio Bonito e entre outros. Além de jogos amistosos com equipes das cidades da Região Serrana e do Rio de Janeiro (Flamengo, Vasco e Fluminense).

“Iríamos disputar o Campeonato Metropolitano da Série Prata das categorias de base e a Escolinha iria participar do Campeonato Intermunicipal, mas devido a pandemia as competições foram canceladas. O trabalho que fazemos engloba atividades da Escolinha, categorias de base e futebol feminino. Somos um clube formador”, destaca o coordenador da escolinha, Thiago Martins.

O Nova Friburgo possui a sede social em local privilegiado no centro da cidade, na Rua José Eugênio Muller, e conta com um parque aquático, no distrito de Conselheiro Paulino. O espaço possui em sua estrutura, dentre outros equipamentos, piscina, sauna, restaurante e bar. Mesmo durante o fechamento, por conta da pandemia, a conservação manteve-se em dia, inclusive com pequenas reformas e reparos nestas estruturas.

Já o Centro de Treinamento, em terreno acoplado ao da parte social, é destinado para as atividades desenvolvidas pela escolinha, categorias de base e futebol feminino, além de, receber partidas dos campeonatos municipais (promovidos pela Liga Nova Friburgo de Desportos) e torneios estaduais.

O futmesa também é um trabalho desenvolvido pelo clube, e o botonista Jonas Kojala, um dos responsáveis pelo projeto, atualmente preside a modalidade dadinho na Federação de Futmesa do Estado do Rio de Janeiro.

Um pouco da trajetória

O Nova Friburgo Futebol Clube surgiu em 1979, como resultado da fusão entre o Friburgo Futebol Clube e Esperança Futebol Clube. As cores do uniforme foram a mistura dos pavilhões das duas agremiações (Friburgo e Esperança).

Entre as conquistas do clube estão o Campeonato Estadual Juvenil de 1988, campeão estadual da terceira divisão de profissionais, além da disputa do 8º Torneio Internacional, realizado na França, com a participação do Parma, Barcelona, Bayern de Munique, Benfica, entre outros.

A modalidade de futebol feminino, retomada recentemente pelo clube, conquistou diversos títulos em âmbito municipal e estadual e promoveu inúmeros jogos que atraíam grande número de torcedores. O clube ainda se destacou no voleibol feminino com conquistas do vice campeonato  estadual / interior do Estado do Rio de Janeiro na categoria juvenil.

O Nova Friburgo também sediou o Campeonato Brasileiro de Punhobol Feminino - categoria juvenil, com jogos realizados no estádio Raul Sertã, sede de Conselheiro Paulino e no clube Sociedade Esportiva Friburguense (SEF).

Para o futuro, o Nova Friburgo F.C. mantém os planos de concluir o Centro de Treinamento, em Conselheiro Paulino, até o final do sétimo mandato de Bachini. “A nossa pretensão é terminar o Centro de Treinamento, e estamos aguardando a indenização por parte da prefeitura, do que foi destruído à época do pós tragédia. A situação não foi sentenciada, e nós vemos isso com um pouco de preocupação. Pretendemos fazer um terceiro campo, e ao lado da futura Avenida Brasil, a Rua Dr. Mauro Salarini, temos a promessa de alguns deputados federais para construir um ginásio, juntamente com o Governo Federal”, disse Bachini.

No antigo estádio Raul Sertã, localizado na Rua José Eugênio Muller, no Centro, o aluguel recebido pelo estacionamento rotativo lá situado continua gerando receitas, mas há propostas em estudo para a concessão do terreno. A possibilidade de venda, entretanto, continua descartada.

LEIA MAIS

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Tricolor se volta também para decisão da Taça Santos Dumont Sub-20, neste sábado

Jogo foi de muita luta e aplicação, diante de um rival também qualificado; meta agora é a final de sábado

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol