Na pandemia, missas e cultos de Páscoa realizados virtualmente

Em tempos de dor, medos e incertezas, é essencial procurar caminhos que tragam conforto, doses de confiança e paz
quinta-feira, 01 de abril de 2021
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Na pandemia, missas e cultos  de Páscoa realizados virtualmente

 

Em razão da pausa de dez dias para tentar conter o avanço da pandemia com   medidas mais rígidas, as missas e cultos da Semana Santa estão sendo realizados virtualmente. Em tempos de dor, medos e incertezas, torna-se ainda mais essencial procurar caminhos que tragam conforto, doses de confiança e paz. Confira a programação das igrejas e mensagens de seus líderes:  

 

Igreja Católica

As celebrações são transmitidas pelas redes sociais da Diocese de Nova Friburgo, nesta Sexta-Feira da Paixão, 2, 15h; Sábado Santo, 3, 18h e Domingo de Páscoa, 4, 10h.

“A Páscoa é a festa maior dos cristãos, a realização da obra da salvação desejada por Deus. Ao ressuscitar Jesus confirma que o amor tem poder de transformar pessoas e sociedade. O amor sempre vence! Durante a quaresma caminhamos com o Senhor dos Passos, em direção ao calvário e, depois ao sepulcro vazio, com bons propósitos e iluminados pela Campanha da Fraternidade Ecumênica. Se Páscoa significa ‘passagem’, podemos fazer, com Cristo, a passagem para uma vida melhor conforme o projeto de Deus. É o que chamamos de conversão, mudança no pensar, agir e ser. Se Deus nos ama como somos, precisamos também ser como Ele: melhores, humanos e santos. Sigamos com alegria pascal, que é duradoura, que ninguém e nada poderá roubar de nós, nem mesmo a dramática situação de pandemia. Afinal, ‘a alegria do Senhor é a nossa força’. A vida venceu a morte! O Senhor ressuscitou! Aleluia! Feliz e Santa Páscoa a todos e todas! Enfrente com serenidade e coragem!”  (Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, bispo de Nova Friburgo)

Igreja Luterana

As celebrações são transmitidas pela página do Facebook Igreja Luterana Nova Friburgo. Nesta sexta, 2, 19h30 (Culto Tenebrae) e domingo, 4, 10h30 (Culto da Ressurreição). 

“Celebrar a Páscoa de forma virtual (pela segunda vez), sem a comunidade é um desafio para as igrejas cristãs. A mensagem pascal precisa encantar a vida tão desencantada das pessoas. Fé é encanto. É beleza que nos toca e nos enche de esperança. Creio que as mulheres que foram ao túmulo de Jesus naquela madrugada, por mais desencantadas que estivessem, tinham uma esperança maior. E graças ao testemunho delas, podemos proclamar a mensagem nervural da Páscoa:  A fé de que a vida sempre vence a morte, de que a ressurreição é a promessa última de Deus. A beleza da metáfora, quase que um eufemismo, de dizer que ao morrer ‘celebramos a Páscoa’ para Deus – pois voltamos a viver nEle e para Ele, toca profundamente. É o que dá a certeza de que Cristo caminha conosco e mostra seu rosto nas vítimas da pandemia, nos que cuidam dos doentes, nos que enterram os mortos, nos que se isolam dos seres queridos por amor e sofrem a dor da ausência. A alegria da ressurreição não impede que a dor não doa e as lágrimas não corram. Porém, abre espaço para uma esperança encantadora de que essa pandemia terá fim, oferecendo-nos a oportunidade de avaliar o que é definitivamente essencial para nós. Nesta Páscoa, se você não sabe ressuscitar, fique em casa!”. Cuide de si e dos que você ama – maior beleza pascal não há!” (Pastor Gerson Acker)

Igreja Sara Nossa Terra

As celebrações são transmitidas pelos canais do YouTube da Igreja Sara Nossa Terra. Nesta sexta, 2, 9h30 (Festas Proféticas - Sara Oficial) e 20h (musical ‘Só acredito vendo’ - Sara Niterói) e domingo, 4, 18h (Celebração da Páscoa - Sara Friburgo). 

“Cristo é nossa esperança em tempos difíceis. A Bíblia não nos diz muito sobre o tempo entre a morte e a ressurreição de Jesus. Mas sabemos que foi durante a Páscoa: uma época na qual se celebrava a libertação dos israelitas da escravidão. Durante essa celebração os judeus compartilhariam uma refeição sacrificando cordeiros no templo antes de se prepararem para descansar no sábado. Foi no dia anterior ao sábado que o corpo de Jesus foi selado em uma tumba. Imagine ser discípulo de Jesus enquanto isso acontecia. Não apenas um de seus amigos acabou de ser morto de maneira errada e não se pôde lamentar a morte dele até que o dia de descanso termine. O que os discípulos não perceberam era que a dor que estavam enfrentando fazia parte de uma história maior: um plano para resgatar a todos. O descanso nos lembra que Deus é o Senhor e o descanso nos ajuda a voltar o foco no que importa: Naquele que promete prover tudo o que precisamos. Quando escolhemos permanecer firmes em meio a dificuldades, escolhemos adorar a Deus. Que nesta Páscoa possamos refletir o grande amor de Deus. E que a alegria e a renovação da fé, da vida encha os corações. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Ao fazer isso, Jesus não só provou o seu amor por nós, mas também tornou possível, termos paz com Deus. Adore ao Senhor! Ele vive!” (Pastora Joseane Gabrig) 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: