MP e Defensoria obtêm resposta positiva contra a flexibilização

Instituições reconhecem que o isolamento impacta a economia, mas defendem que a saúde da população deve ser priorizada
segunda-feira, 11 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

O Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo, os ministérios públicos Federal (MPF) e do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública do Estado (DPERJ), obtiveram resposta positiva à recomendação conjunta, expedida ao prefeito de Nova Friburgo no último dia 30 de abril, para que não sejam relaxadas as restrições sociais no município por conta da pandemia do coronavírus.

Já no último dia 2, o prefeito Renato Bravo entrou em contato com os autores da recomendação para informar que, após reunião com seu corpo técnico e reflexão sobre os argumentos apresentados, concluiu não ser este o momento de relaxar o isolamento social e, assim, decidiu manter as medidas restritivas - editando o decreto 559, nessa mesma data. A recomendação trata ainda do emprego da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, da Coordenação de Fiscalização e Licenciamento, da Vigilância Sanitária e da Defesa Civil, entre outros órgãos municipais, nas atividades de fiscalização que impeçam toda e qualquer forma de aglomerações.

O MPRJ reconhece que as medidas de isolamento impactam negativamente a economia, sendo compreensível a pressão de diversos setores pelo relaxamento. Contudo, entendem às instituições, que a saúde da população deve ser priorizada, com estruturação da rede pública de saúde para o enfrentamento do aumento de casos que resultaria da flexibilização das regras de distanciamento. 

Assim, o MPRJ, em conjunto com MPT, MPF e DPGE, ao mesmo tempo em que reconhece a autonomia do prefeito para decidir sobre o isolamento, recomenda a decisão sobre os rumos da cidade a partir de balizas técnicas das autoridades de Saúde. Se houvesse relaxamento, seria permitido o funcionamento de atividades não essenciais, o que por certo aumentaria o fluxo de pessoas nas ruas. Diante do atual cenário, o Governo do Estado iniciou estudos para adoção de medidas restritivas mais drásticas, como o lockdown, por exemplo – medida, por ora, descartada pelo prefeito Renato Bravo.

Desde o início da pandemia os ministérios públicos e a DPGE vêm trabalhando de forma articulada mantendo interação constante com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, por videoconferência, telefone e aplicativo de mensagens, para monitoramento, obtenção de dados e informações em tempo real.

 

LEIA MAIS

Saiba como fazer de bolo de chocolate a bolinho de arroz, e se delicie com essas dicas

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: MP | isolamento