Ministério da Saúde lança painel com dados de leitos e equipamentos

População poderá acompanhar a quantidade de insumos disponibilizados para o combate ao coronavírus. Veja situação do Rio e um panorama de Friburgo
sábado, 04 de abril de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Mulher de máscara em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Mulher de máscara em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

Com o intuito de dar transparência às ações e esforços no combate ao coronavírus no país, o Ministério da Saúde lançou na última quinta-feira, 2, um painel online para acompanhar a quantidade de leitos e insumos, como testes, máscaras, luvas, entre outros, disponibilizados em cada estado. O site tem o objetivo de informar à população tudo o que foi comprado ou doado e distribuído pela pasta para o enfrentamento da pandemia pela Covid-19. Para ter acesso aos dados, basta entrar no endereço saude.gov.br/coronavirus.

“A ferramenta é mais um instrumento para dar mais visibilidade a todos os passos realizados pela pasta”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O painel foi montado pela equipe do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS e os dados serão atualizados à medida em que os itens são adquiridos e distribuídos pela pasta.

O painel de leitos e insumos traz um mapa interativo no qual disponibiliza os dados por localidade ao passar o cursor do mouse em cima do estado. As informações estão divididas em nove gráficos: número de leitos locados (alugados), que são os leitos volantes de instalação rápida; leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pertencentes e não pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS); kits de testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19; e insumos como, máscaras, álcool, aventais, luvas, óculos de proteção, sapatilhas e toucas hospitalares. Esses são insumos estratégicos para o enfrentamento dos profissionais de saúde contra o coronavírus.

O Estado do Rio

De acordo com o painel, o Estado do Rio de Janeiro conta atualmente com 30 leitos locados; 3.936 leitos de UTI adulto; 1.354.250 máscaras cirúrgicas; 13.428 álcool 100/500ml; 61.600 aventais; 37.200 kits de testes rápidos; 10.148.000 luvas; 6.840 óculos de proteção; 31.000 sapatilhas e toucas. Os dados foram apurados até quinta-feira, 2.

Situação em Friburgo

Um dia após decretar que “enquanto durar a situação de emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, todas as contratações para aquisição de bens, serviços, inclusive de engenharia e insumos, destinados ao enfrentamento da emergência, poderão ser realizadas por dispensa de licitação”, a Prefeitura de Nova Friburgo publicou no Diário Oficial eletrônico três avisos de dispensa de licitação. 

O primeiro torna pública a realização de pesquisa de mercado para aquisição de material médico-hospitalar. O segundo garante a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e o terceiro a aquisição de detergente enzimático – produto destinado a limpeza de materiais cirúrgicos. Todas as compras serão em caráter emergencial, destinado ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde.

Essas compras se tornam ainda mais necessárias devido à escassez desses produtos, sobretudo os EPIs, como máscaras, luvas e toucas, durante a crise causada pelo novo coronavírus. No último dia 18 de março, A VOZ DA SERRA já havia abordado o assunto. Na ocasião, o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Marcelo Braune, reconheceu o desabastecimento desses itens e determinou que fosse providenciado um processo administrativo para adquirir, de forma emergencial, os produtos em falta, o que só foi concluído na última terça-feira, 31 de março.

Já um levantamento obtido com exclusividade pela coluna Massimo, revelou na última quinta-feira, outro dado importante referente a saúde do município. Neste momento, existem 31 respiradores no Hospital Raul Sertã e outros seis na Maternidade, mas nem todos estão funcionando. Quando do momento desta apuração, oito desses 37 estavam com algum tipo de defeito. Além deles, outros 29 já foram comprados, mas ainda não existe data prevista para a entrega. O colunista não obteve os dados da rede particular de saúde do município. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra