Teve de tudo um pouco no Lourival Gomes. Expulsão, dois goleiros lesionados e um Friburguense que não soube aproveitar a vantagem de ter um homem a mais durante praticamente toda a etapa final. O gol de pênalti no último minuto do primeiro tempo, marcado por Alexsandro, decretou a vitória do Sampaio Corrêa por 1 a 0 na tarde do último sábado, 20, em duelo válido pela última rodada da Seletiva Estadual.
O Friburguense encerrou sua participação na Seletiva com dois pontos conquistados em dez rodadas. Alguns atletas foram dispensados antes mesmo do término da competição, e a partir de agora, o clube começa a planejar a participação na Série A2 do Campeonato Carioca, a nova segunda divisão. O torneio deve ter início em meados de maio, e o campeão garante vaga direta na primeira divisão do futebol estadual em 2022.
Com o empate por 1 a 1 com a Cabofriense no Laranjão, o Nova Iguaçu terminou como primeiro colocado da Seletiva e volta a integrar a elite carioca. O campeonato começa no dia 6 de março, reunindo, além da equipe da Baixada Fluminense, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Bangu, Boavista, Madureira, Volta Redonda, Resende, Macaé e Portuguesa.
O jogo
Seis dos 11 iniciais na escalação do técnico Cadão foram revelados pelo Friburguense. Nova oportunidade para os garotos conquistarem espaço para a sequência da temporada. A vontade de mostrar serviço, aliada ao desejo de não deixar a Seletiva sem ter vencido nenhuma partida encorajavam o Tricolor a buscar o resultado positivo em Saquarema. Na comparação com o time que empatou com o América, a novidade foi o retorno de Toshyia, na vaga de Wellington.
Talvez por conta da inexperiência, os erros seriam inevitáveis, apesar da personalidade demonstrada pelo jovem time do Frizão. Aos seis, Willian bobeou frente a Alexandro, e o experiente camisa nove conseguiu finalizar para a defesa de Afonso. Pouco depois, após cobrança de falta e confusão na grande área, o goleiro tricolor operou verdadeiro milagre. Houve impedimento assinalado pela arbitragem no início do lance. Aos 15, Flavinho fez boa jogada, Gleison escorou, mas Léo Reis não conseguiu ajeitar para bater em gol. Minutos mais tarde, Gleison cobrou falta com perigo, rente à trave direita de Guilherme.
O Sampaio voltou do tempo técnico com maior presença ofensiva, embora sem oferecer grandes ameaças. O Friburguense abusava da ligação direta, facilitando o trabalho da defesa do Galinho. Quando conseguiu sair com a bola no chão, aos 34, o Frizão descolou uma falta na entrada da grande área, após Toshyia ser derrubado por Roberto Júnior. Ricardo acertou a barreira, tentou no rebote, mas errou o alvo. Com o japonês, Thai e Gleison ativos, o Tricolor conseguiu ser um pouco mais perigoso nos minutos finais.
Contudo, bastou a infiltração de Maicon Aquino aos 46 minutos, após cochilo da zaga, para a história do primeiro tempo mudar. Afonso dividiu com o atacante do Sampaio, e o árbitro interpretou como penalidade. Alexsandro cobrou no centro da meta e abriu o placar em Saquarema.
Segundo tempo
A tentativa de defender o pênalti foi o último ato de Afonso na partida. Lesionado no lance, o camisa 1 deixou a equipe no intervalo de partida, e deu lugar a Marco Antônio. Pela direita, na jogada de Toshyia que terminou no chute travado do Léo Reis, o Friburguense tentou pela primeira vez na etapa final, logo aos dois minutos. Pouco depois, novo lance capital: a expulsão do zagueiro Roberto Júnior. O técnico Flávio Tinoco recompôs a zaga com a entrada de Peçanha, enquanto o Tricolor adiantou as linhas para tentar aproveitar a vantagem numérica. Não conseguiu até o tempo técnico, pelo menos.
Problema na meta de um lado e de outro. Também contundido, Guilherme deixou o campo para entrada de Bruno, ex-Friburguense. Na primeira participação, uma saída providencial para cortar o levantamento de Ricardo. Aos 21, só acompanhou a bola escorada por Léo Reis, de cabeça, à esquerda. Com Gustavinho na vaga de Léo Reis, Cadão abriu mão da referência e passou a postar na movimentação para encontrar os espaços.
Faltava o capricho na conclusão das jogadas. Igor, Gustavinho e Toshyia erraram. Gleison tentou resolver aos 34, mas foi travado no momento do chute. No duelo de Brunos, o Leal, do Friburguense, bateu falta com violência, mas parou no xará do Sampaio. A verdade é que, efetivamente, apesar de uma outra jogada mais bem trabalhada, o Tricolor não fez valer o fato de ter um jogador a mais durante quase toda a etapa final.
Ficha Técnica
Sampaio Corrêa 1 x 0 Friburguense
Campeonato Carioca Série A 2021
Fase Seletiva – Returno
5ª rodada
20/02/2021- 15h30
Estádio Lourival Gomes, Saquarema-RJ
Árbitro: Bruno Mota Correia
Assistentes: Márcio Queiroz e Diego da Silva Rocha
Sampaio Corrêa: Guilherme (Bruno), Diogo Oliveira, André, Roberto Júnior e Gonçalves (Berriel); Leomir (Rômulo), Baggio (Peçanha), Maicon Silva e Regis (Henrique); Aquino e Alexandro.
Técnico: Flávio Tinoco
Friburguense: Afonso (Marco Antônio), Igor, Bruno, Willian e Flavinho; Luiz Felipe, Gleison e Ricardo; Thai, Toshyia (Chris) e Léo Reis (Gustavinho).
Técnico: Cadão
Resultados da 5ª rodada - Returno
Sampaio Corrêa 1 x 0 Friburguense, Lourival Gomes
Nova Iguaçu 1 x 1 Cabofriense, Laranjão
América 3 x 1 Americano, Giulite Coutinho
A campanha do Frizão – Turno
Nova Iguaçu 1 x 0 Friburguense, Laranjão
Friburguense 1 x 1 Americano, EduardoGuinle
Cabofriense 2 x 1 Friburguense, Correão
Friburguense 1 x 2 América, Eduardo Guinle
Friburguense 1 x 2 Sampaio Corrêa, Eduardo Guinle
Returno
Friburguense 0 x 1 Nova Iguaçu, Eduardo Guinle
Americano 2 x 1 Friburguense, Antônio Medeiros
Friburguense 2 x 5 Cabofriense, Eduardo Guinle
América 4 x 4 Friburguense, Giulite Coutinho
Sampaio Corrêa 1 x 0 Friburguense, Lourival Gomes
Classificação – Seletiva
1º – Nova Iguaçu, 23 pts
2º – Cabofriense, 21 pts
3º – Sampaio Corrêa, 14 pts
4º – América, 12 pts
5º – Americano, 10 pts
6º – Friburguense, 2 pts
Deixe o seu comentário