Médicos comemoram seu dia nesta segunda-feira

Profissionais estão sendo colocados à prova dia e noite, nesta pandemia
sexta-feira, 15 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Médicos comemoram seu dia nesta segunda-feira

A eles foi confiada a tarefa de acolher, de amparar, de estar presente no momento mais difícil — o da despedida. Abatidos diante de quadros irreversíveis, às vezes confusos pela frequência com que se alternavam sentimentos de alegria e de tristeza, o vaivém de vitórias e derrotas, eles nunca desistiram da luta para salvar vidas: “eles” são os profissionais da saúde. Através do som de suas vozes e de toques generosos, mãos entrelaçadas proporcionavam conforto e esperança aos seus pacientes. 

Assim é a vida de um(a) médico(a) e tem sido ainda mais desafiadora desde março de 2020. Em abril de 2020, o MEC publicou portaria autorizando a formatura de alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, em caráter emergencial para atuar na emergência na saúde pública. 

Em todas as regiões do país, mais de mil estudantes de Medicina em fase final de curso obtiveram seus diplomas. E partiram para a frente de uma batalha que, até então, não faziam ideia da tremenda empreitada que enfrentariam. O movimento atingiu 154 faculdades e 6,5 mil alunos tiveram sua graduação antecipada. 

No enfrentamento do novo coronavírus, esses profissionais, de todas as faixas etárias, foram colocados à prova, diuturnamente, levando alguns à exaustão. Uma categoria, em especial, a dos médicos residentes, se viram diante do maior desafio mundial da saúde, do dia para a noite. 

    Assim, diversas gerações de médicos se uniram, numa mistura de jovens e veteranos — dos 20 e poucos anos aos 70 e tantos — na sagrada missão de manter vivos milhões de brasileiros. 

Nesta segunda-feira, 18, o Brasil tem outros milhões de motivos para comemorar o Dia do Médico, e, principalmente, agradecer. E nós, a equipe e direção de A VOZ DA SERRA, fazemos parte dessa multidão!

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde