Médicos comemoram seu dia nesta segunda-feira

Profissionais estão sendo colocados à prova dia e noite, nesta pandemia
sexta-feira, 15 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Médicos comemoram seu dia nesta segunda-feira

A eles foi confiada a tarefa de acolher, de amparar, de estar presente no momento mais difícil — o da despedida. Abatidos diante de quadros irreversíveis, às vezes confusos pela frequência com que se alternavam sentimentos de alegria e de tristeza, o vaivém de vitórias e derrotas, eles nunca desistiram da luta para salvar vidas: “eles” são os profissionais da saúde. Através do som de suas vozes e de toques generosos, mãos entrelaçadas proporcionavam conforto e esperança aos seus pacientes. 

Assim é a vida de um(a) médico(a) e tem sido ainda mais desafiadora desde março de 2020. Em abril de 2020, o MEC publicou portaria autorizando a formatura de alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, em caráter emergencial para atuar na emergência na saúde pública. 

Em todas as regiões do país, mais de mil estudantes de Medicina em fase final de curso obtiveram seus diplomas. E partiram para a frente de uma batalha que, até então, não faziam ideia da tremenda empreitada que enfrentariam. O movimento atingiu 154 faculdades e 6,5 mil alunos tiveram sua graduação antecipada. 

No enfrentamento do novo coronavírus, esses profissionais, de todas as faixas etárias, foram colocados à prova, diuturnamente, levando alguns à exaustão. Uma categoria, em especial, a dos médicos residentes, se viram diante do maior desafio mundial da saúde, do dia para a noite. 

    Assim, diversas gerações de médicos se uniram, numa mistura de jovens e veteranos — dos 20 e poucos anos aos 70 e tantos — na sagrada missão de manter vivos milhões de brasileiros. 

Nesta segunda-feira, 18, o Brasil tem outros milhões de motivos para comemorar o Dia do Médico, e, principalmente, agradecer. E nós, a equipe e direção de A VOZ DA SERRA, fazemos parte dessa multidão!

 

LEIA MAIS

Prefeito sancionará projeto que prevê uso em tratamentos de autismo, epilepsia refratária e dor crônica

Caps III Quatro Estações passa a funcionar também à noite e nos fins de semana, para pessoas com transtornos mentais

Ação itinerante contempla mais quatro localidades: Granja Spinelli, Alto do Catete, Barracão dos Mendes e Salinas

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde