Uma sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), feita entre os dias 10 e 13 de outubro, com 1.162 consumidores fluminenses, mostra que 34,4% dos entrevistados pretendem comprar algum produto relativo à Copa do Mundo do Catar. O clima da Copa, inclusive, já começa a tomar conta das cidades. Em Nova Friburgo já há ruas e espaços decorados em verde e amarelo, no Espaço Arp.
A pesquisa da Fecomércio revelou que pelo menos 3,9% ainda não sabem se vão comprar itens para torcida, enquanto 61,7% disseram que não. Os gastos médios de cada consumidor, um total de 2,7 milhões de pessoas, devem ser de R$ 158 e a movimentação financeira no comércio do estado deverá girar em torno dos R$ 422 milhões.
Os produtos mais procurados, segundo a pesquisa do IFec RJ, são as roupas alusivas à Copa do Mundo ou ao Brasil (57,8%), seguidas da camisa oficial da seleção brasileira (29,3%) e bandeiras do Brasil (10,3%). 46,8% dos consumidores informaram que pretendem fazer suas compras em lojas físicas. As lojas virtuais/online devem ser procuradas por 45,3%. Comprarão em ambos, lojas físicas e virtuais, 5,5%. Disseram ainda não saber onde vão comprar, 2,5%.
A maioria (69,9%) disse que pretende assistir aos jogos da Copa do Mundo em casa. Os bares e restaurantes (24,8%) são a segunda opção dos torcedores. Há também quem declarou que assistirá aos jogos na casa de amigos ou parentes (19,8%).
O levantamento também quis saber se os consumidores vão aproveitar a competição no Catar para comprar alguma televisão. 94,1% disseram que não, enquanto 5% afirmaram que pretendem comprar. Ainda não sabem, 0,9%.
Deixe o seu comentário