Mapa da Covid: estado em bandeira amarela, Região Serrana na vermelha

No geral, houve redução de 16% no número de óbitos e de 6% nas internações por síndrome respiratória aguda grave
segunda-feira, 23 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Mapa da Covid: estado em bandeira amarela, Região Serrana na vermelha

A 44ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 divulgada pela Secretaria estadual de Saúde (SES) no último fim de semana mostra que o Estado do Rio de Janeiro teve redução de 16% no número de óbitos provocados pelo coronavírus e de 6% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A análise compara as semanas epidemiológicas 31 (de 1º a 7 de agosto) e 29 (18 de julho a 24 de julho) de 2021. Esta é a sexta semana consecutiva que o estado apresenta bandeira amarela (que indica baixo risco de contágio), entretanto, embora os indicadores epidemiológicos ainda estejam caindo, essa redução vem diminuindo em relação a semanas anteriores e, em algumas regiões, indicam tendência de alta.

“O cenário epidemiológico vem apresentando um aumento no número de casos e, por isso, de forma antecipada, colocamos em prática o Plano de Contingência da Covid-19. Ele nos permite tomar decisões com mais tranquilidade, como a abertura de leitos, as medidas de flexibilização, entre outras ações assistenciais”, explica o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

O Plano de Contingência é separado em cinco etapas, que são disparadas de acordo com a mudança no cenário epidemiológico. Dentro dessa ativação, na última semana, a SES definiu a abertura de mais 20 leitos no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz) e a manutenção dos leitos Covid do Hospital Regional do Médio Paraíba Dra Zilda Arns Neumann (HRZA), que estavam sendo transformados para atender pacientes não Covid. O planejamento também prevê um chamamento público para contratação de leitos de CTI e a conversão de 18 leitos de UTI Covid no Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro.

Das nove regiões do estado, cinco estão na bandeira amarela: Metropolitana II, Norte, Baixada Litorânea, Centro-Sul e Baía de Ilha Grande. As regiões Serrana, Metropolitana l e Noroeste estão em bandeira vermelha; e a Médio Paraíba, na classificação laranja. Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). 

Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão dos prefeitos, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade. O Mapa Covid pode ser acessado no site www.painel.saude.rj.gov.br

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra