Mais de 500 presos liberados para passar fim de ano em casa não voltaram

Entre os que não retornaram às prisões estão 8 integrantes da maior facção criminosa do Rio, o Comando Vermelho
terça-feira, 04 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

Pelo menos 522 detentos, 42% do total de 1.240 liberados para passar as festas de fim de ano em casa,  não voltaram para o sistema penitenciário do Estado do Rio, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

O prazo para o retorno terminou às 22h do dia 30 de dezembro. Entre os que não voltaram estão oito integrantes da maior facção criminosa do Rio de Janeiro, o Comando Vermelho.

O "saidão de Natal" está previsto na Lei de Execução Penal e beneficia presos em regime semiaberto ou que têm trabalho externo e que já tenham usufruído de pelo menos uma saída especial nos últimos 12 meses. Para ser beneficiado é necessário ainda apresentar bom comportamento e ter cumprido um sexto da pena, pelo menos. As saídas costumam acontecer em datas comemorativas como a Páscoa, o Dia das Mães e o Natal.

A ideia da saída é preparar a volta do indivíduo para o retorno à convivência em liberdade. O sistema é progressivo e o condenado vai ganhando direitos gradualmente.

Em 2020, muitos foram autorizados a permanecer em prisão domiciliar por causa da Covid-19. Em 2019, dos 2.582 autorizados, 16% não retornaram. Em 2018, 15% não voltaram.

O Tribunal de Justiça do Rio informou nesta terça-feira, 4, através de nota, que não foi formalmente comunicado pela Seap sobre a evasão de presos, mas que, ao tomar conhecimento da notícia pela imprensa, o juiz da Vara de Execuções Penais já determinou que a Seap  encaminhe a relação dos presos que não retornaram para que possa determinar a recaptura.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: