Mais de 300 mil pequenos negócios foram abertos no Estado em 2020

Por conta da crise, 90 mil empresas encerraram suas atividades
segunda-feira, 19 de abril de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Devido a crise provocada pela pandemia da Covid-19, o empreendedorismo se tornou a solução para que trabalhadores possam sobreviver e gerar renda. Em 2020, foram abertos no Estado do Rio de Janeiro mais de 307,8 mil pequenos negócios, com destaque para o setor de serviços com aproximadamente 160 mil novas empresas registradas.

 Dessa forma, as principais atividades escolhidas pelos microempreendedores individuais (MEIs) para a abertura de um novo negócio são: salão de beleza (cabeleireiro, manicure e pedicure) e fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar. É o que aponta o levantamento realizado pelo Sebrae Rio com base nos dados da Receita Federal.

Vale ressaltar que do total de empresas abertas no estado, o setor de serviços possui 159,9 mil empresas, seguido pelo comércio com 72,5 mil, indústria com 52,7 mil, economia criativa com 10,5 mil, turismo com 9,9 mil e agropecuária com 2,1 mil. Ao observar o desempenho dos pequenos negócios por atividade, lideram: serviços de escritório e apoio administrativo, comércio varejista de roupas, serviço médico ambulatorial e restaurantes que mais abriram empresas.

Em contrapartida, 90,2 mil pequenos negócios foram fechados no estado. O setor de serviços foi o que mais fechou empresas (39,1 mil), seguido por comércio (28,8 mil), indústria (14 mil), economia criativa (4,1 mil), turismo (3,5 mil) e agropecuária (470).

É importante destacar que as atividades voltadas para o comércio varejista de roupas e restaurantes foram as mais impactadas, já que 42% das microempresas agora fechadas, eram do setor de comércio.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: