Literatura infantil

Livros combinam narrativas poderosas com ilustrações que ganham vida ao longo da história, conquistando os pequenos
sexta-feira, 03 de maio de 2024
por Jornal A Voz da Serra
Literatura infantil

Os "nativos digitais" costumam ser estimulados à leitura em dispositivos eletrônicos, seja em casa ou na escola. No entanto, estudos publicados desde a década de 1990 confirmam que as pessoas compreendem e lembram melhor daquilo que leem no papel, quando em comparação com a leitura em celulares, tablets, kindle ou computadores.

Para os pais, o desafio de tirar as crianças das telas depende de diversos fatores, mas os livros físicos podem auxiliar nesse sentido, além de despertar a criatividade. Ao criar "Cachorro Preto! Cachorro Branco!" — publicado pela Catatau, a escritora e ilustradora Danielle Felicetti Muquy apostou na sua habilidade com recursos visuais e gráficos.

O livro proporciona uma jornada instigante ao integrar as ilustrações na narrativa de forma dinâmica. Desenhista desde a infância, a educadora pode contribuir com pautas sobre o processo de transformar histórias em experiências lúdicas para os pequenos e oferecer indicações de livros para incentivar crianças a deixarem as telas de lado.

A obra acompanha a trajetória de descobrimento e amizade entre dois cachorros que inicialmente estranham as diferenças entre si: um é branco e o outro, preto. E incentiva diálogos sobre diversidade de forma lúdica, com linguagem didática e melódica, própria para leituras em voz alta. 

Danielle aplica o uso de cores com destreza. A história começa em preto e branco, quando os personagens só enxergam os defeitos de cada um, e ganha cores ao longo das páginas para simbolizar o progresso da cumplicidade entre os personagens. 

Ao contar uma aventura envolvente, a autora viabiliza uma ferramenta que pode ser aproveitada por pais, guardiões e educadores para ensinar as crianças a se sentirem mais seguras quanto à aceitação das próprias diferenças, já que estarão prontas para retribuí-la ao abraçar as dos demais.  

“Cachorro Preto! Cachorro Branco!” incentiva a convivência tolerante e mostra aos pequenos os benefícios de valorizar e aprender com a diversidade ao invés de evitá-la. Por meio das personalidades distintas desses dois cachorrinhos, é possível vislumbrar o poder da amizade para derrubar barreiras e colorir o mundo. 

Outras dicas par atrair a garotada

“Marcelo, Marmelo, Martelo” — Obra da renomada escritora Ruth Rocha e do ilustrador Suppa, este livro é um clássico da literatura infantil brasileira. Conta a história de Marcelo, um menino cheio de imaginação, e suas aventuras com as palavras e os sons. Uma celebração da criatividade e da língua portuguesa.

“Turma da Mônica, Atlas, Conhecendo o mundo” — Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali convidam as crianças para uma viagem educativa ao redor do mundo. Com texto de Mauricio de Sousa e ilustrações de diversos artistas, esse atlas é uma maneira divertida de aprender sobre geografia, culturas e curiosidades de diferentes países.

“Uma Lagarta Muito Comilona” — Clássico da literatura infantil, escrito e ilustrado por Eric Carle, continua encantando gerações de crianças. A história da lagarta que se transforma em uma bela borboleta ensina sobre metamorfose, números e os ciclos da natureza de uma forma divertida e educativa.

“O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo” — Com texto e ilustrações de Charlie Mackesy, este livro emocionante explora temas como amizade, compaixão e aceitação. É uma jornada de autoconhecimento protagonizada por um menino, uma toupeira, uma raposa e um cavalo, que compartilham lições de vida valiosas.

“O livro dos sentimentos” — De Todd Parr, este livro explora uma variedade de sentimentos que as crianças podem experimentar. Com ilustrações coloridas e mensagens simples, ajuda as crianças a compreenderem e expressarem suas emoções de maneira saudável.

(Fonte: abcbrincareaprender.com.br/)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: