Jogos Florais também voltam a ser presenciais este ano

Edição do tradicional evento será realizada, excepcionalmente, em setembro
terça-feira, 19 de julho de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Fotos: Henrique Pinheiro
Fotos: Henrique Pinheiro

Nesta segunda-feira, 18, celebrou-se o Dia do Trovador, data escolhida para homenagear o nascimento de Luiz Otávio, pseudônimo de Gilson de Castro, fundador e presidente perpétuo da União Brasileira de Trovadores (UBT). A comemoração da data neste ano será em setembro, quando acontecerá 63ª edição dos Jogos Florais de Nova Friburgo, no formato presencial. O evento tradicionalmente é realizado em maio, mas com o calendário cheio neste ano, inclusive com o Carnaval fora de época junto com o aniversário de Nova Friburgo, adiou-se então para setembro.

“Estamos confiantes e muito felizes com os Jogos Florais nos dias 9, 10 e 11 de setembro, numa experiência inusitada de uma festa sob os ares primaveris. Em âmbito nacional, a mesma expectativa criou-se entre os classificados de 2022, na esperança de uma estadia em Nova Friburgo com um clima mais ameno”, espera Elisabeth Souza Cruz, presidente da seção da UBT no município (abaixo). 

E, como o evento acontecerá às vésperas da estação das flores, o lema dessa edição é a trova de Nydia Iaggi Martins: Vem, poeta, às serranias,/Nova Friburgo te espera/marcando todos os dias/com dias de Primavera!

Mesmo no auge da pandemia, os Jogos Florais foram realizados. “Fizemos os festejos online, com entrega de diplomas e livro digital, para não interrompermos o legado bonito de 60 anos de criação dos Jogos de Nova Friburgo, em 2019”, disse ela.

Nova Friburgo: Cidade das Trovas

Na cidade, a trova se expandiu a partir da criação dos Jogos Florais, em 1958, com a iniciativa de Luiz Otávio e J.G. de Araújo Jorge. “Apaixonados pela cidade, os dois poetas sentiram que, pelas características e belezas friburguenses, o movimento encontraria aqui o berço ideal para a sua criação. Trovadores começaram a despontar no município e em âmbito nacional, muitos deles fizeram nome se destacando em concursos promovidos aqui na cidade”, relata Elisabeth Souza Cruz.

A primeira edição aconteceu em 1960, com o tema “Amor”. O evento recebeu mais de duas mil trovas do Brasil e do exterior, consagrando Nova Friburgo como o berço dos modernos Jogos Florais no Brasil.     Hoje, Nova Friburgo é a “Cidade das Trovas”, título que ganhou em Lei Municipal de 2014, que também declarou a trova como Patrimônio Imaterial Friburguense.  Através de uma lei estadual, os Jogos Florais de Nova Friburgo tornaram-se Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

Na Praça Getúlio Vargas, há o Circuito de Trovas, com placas com cerca de 100 trovas. Além disso, ao lado do Tiro de Guerra, na Praça do Suspiro, fica a Praça dos Trovadores Rodolpho Abbud, e no prédio do antigo fórum, a seção Nova Friburgo da UBT.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: