Na última sexta-feira,17, policiais civis da Delegacia Especializada no e Atendimento à Mulher (Deam) de Nova Friburgo prenderam um homem acusado de estupro de vulnerável, na forma da Lei Maria da Penha. Ele foi localizado e capturado no bairro Olaria, após um trabalho de inteligência e monitoramento da Polícia Civil. De acordo com os agentes, o homem é acusado de estuprar a própria filha desde que ela tinha 7 anos. A polícia, no entanto, não informou a idade atual da vítima. Contra o acusado já havia sido expedido um mandado de prisão preventiva cumprido agora pela Deam.
Dados alarmantes
O Brasil registrou em 2023, um crime de estupro a cada seis minutos. Com um total de 83.988 casos de estupros e estupros de vulneráveis registrados e um aumento de 6,5% em relação a 2022 o país atingiu um triste recorde. As mulheres são a maioria das vítimas e os agressores estão, na maior parte das vezes, dentro de casa. O perfil das vítimas não mudou significativamente em relação aos anos anteriores. São meninas (88,2%), negras (52,2%), de no máximo 13 anos (61,6%).
Entre 14 e 17 anos, a maioria dos estupros ainda se enquadra na categoria de vulneráveis, incluindo situações em que a vítima, por qualquer razão, não é capaz de resistir ou consentir. Previsto no artigo 217-A do Código Penal, o crime de estupro de vulnerável possui uma pena prevista muito mais severa do que o estupro comum, com pena de oito a 15 anos de reclusão.
Deixe o seu comentário