Grande parte das contratações temporárias será neste mês

Mais de 50% dos empresários entrevistados pela Fecomércio pretendem contar com os trabalhadores extras, pelo menos, até janeiro
sábado, 11 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A mais recente pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) com 427 empresários do comércio, da região metropolitana do Rio e do interior, no início de outubro, revelou que 35,5% dos entrevistados pretendem contratar funcionários temporários para as festas de fim de ano e a alta temporada de verão.

A maior parte das contratações temporárias (53,5%), segundo a pesquisa da Fecomércio, será neste mês de novembro. Em dezembro, 29,8% dos empresários pretendem admitir trabalhadores a mais. As contratações temporárias em setembro e outubro somaram 20,2%. Pelo menos, 4,6% dos empresários entrevistados disseram que ainda não sabem se vão contratar trabalhadores extras para suas lojas. No comércio de Nova Friburgo, por exemplo, é grande o número de lojas nos shoppings e na Avenida Alberto Braune, principal centro comercial do município, com cartazes afixados nas portas e vitrines anunciando contratações temporárias para o Natal.   

A pesquisa da Fecomércio também quis saber até que mês os comerciantes fluminenses pretendem contar com todos ou parte dos funcionários temporários em seus quadros. 51% disseram que até janeiro de 2024 e 28,7% até dezembro deste ano.

Já 62,9% dos entrevistados afirmaram que existe a possiblidade de efetivar pelo menos um desses trabalhadores temporários e que o tipo de contratação, 71,9%, seria por aumento de quadro.

Ainda segundo a sondagem do IFec-RJ, 65% dos empresários disseram que não irão contratar trabalhadores temporários porque o número de funcionários em seus estabelecimentos já é suficiente.

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: