Futebol de mesa pode trazer benefícios que vão além do lazer

Além de ser uma atividade possível de compartilhamento entre pais, filhos e pessoas de quaisquer idades
quarta-feira, 26 de maio de 2021
por Vinicius Gastin
Competições de Futmesa costumam reunir dezenas de amantes da modalidade: Nova Friburgo é polo no Rio
Competições de Futmesa costumam reunir dezenas de amantes da modalidade: Nova Friburgo é polo no Rio

O futebol de mesa, também conhecido como futebol de botão, tem popularidade alta em Nova Friburgo. Inclusive, equipes e botonistas que se destacam em âmbito internacional. Além de ser uma atividade possível de compartilhamento entre pais, filhos e pessoas de quaisquer idades, há benefícios que podem fazer diferença na saúde daqueles que a incluem na sua rotina.

“Atenção, equilíbrio e muita animação. O futebol de mesa exige entrega total à partida, e por ser uma modalidade que demanda decisões táticas, você precisa pensar bem. Além de planejar as próprias jogadas, deve-se tentar adivinhar quais serão os movimentos do adversário. Esse é um ótimo exercício para testar possibilidades e estratégias ao longo do jogo”, afirma publicação no site da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (Fefumerj).

Outros benefícios também são apontados por entidades e praticantes do popular futmesa. O fato de exigir concentração e antevisão das possibilidades, conforme as peças vão sendo deslocadas, ajuda a trabalhar as questões do foco e da paciência, virtudes necessárias para a resolução de problemas no dia a dia.

Na questão física, o futebol de mesa exige que os participantes se desloquem e se estiquem o tempo todo para alcançar a bolinha. Por demandar bastante dos braços e das pernas, podendo ser considerado um exercício aeróbico de intensidade leve. Os praticantes, inclusive, recomendam fazer alongamentos antes e depois das partidas para evitar câimbras e até lesões.

“Ao apostar no futebol de mesa, você deve deixar todos os seus medos e vergonhas de lado. Você e o adversário estarão em constante combate. Se você é envergonhado, ou tem medo de errar, essa é uma ótima oportunidade para aprender a improvisar e lidar com situações inesperadas. Para entrar no jogo com a “cabeça no lugar”, convide algum amigo ou familiar. Dessa forma, você adquire confiança para conseguir jogar sem medo em ambientes com mais público”, sugere a mesma publicação no portal da Fefumerj.

 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: