O futebol de mesa, também conhecido como futebol de botão, tem popularidade alta em Nova Friburgo. Inclusive, equipes e botonistas que se destacam em âmbito internacional. Além de ser uma atividade possível de compartilhamento entre pais, filhos e pessoas de quaisquer idades, há benefícios que podem fazer diferença na saúde daqueles que a incluem na sua rotina.
“Atenção, equilíbrio e muita animação. O futebol de mesa exige entrega total à partida, e por ser uma modalidade que demanda decisões táticas, você precisa pensar bem. Além de planejar as próprias jogadas, deve-se tentar adivinhar quais serão os movimentos do adversário. Esse é um ótimo exercício para testar possibilidades e estratégias ao longo do jogo”, afirma publicação no site da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (Fefumerj).
Outros benefícios também são apontados por entidades e praticantes do popular futmesa. O fato de exigir concentração e antevisão das possibilidades, conforme as peças vão sendo deslocadas, ajuda a trabalhar as questões do foco e da paciência, virtudes necessárias para a resolução de problemas no dia a dia.
Na questão física, o futebol de mesa exige que os participantes se desloquem e se estiquem o tempo todo para alcançar a bolinha. Por demandar bastante dos braços e das pernas, podendo ser considerado um exercício aeróbico de intensidade leve. Os praticantes, inclusive, recomendam fazer alongamentos antes e depois das partidas para evitar câimbras e até lesões.
“Ao apostar no futebol de mesa, você deve deixar todos os seus medos e vergonhas de lado. Você e o adversário estarão em constante combate. Se você é envergonhado, ou tem medo de errar, essa é uma ótima oportunidade para aprender a improvisar e lidar com situações inesperadas. Para entrar no jogo com a “cabeça no lugar”, convide algum amigo ou familiar. Dessa forma, você adquire confiança para conseguir jogar sem medo em ambientes com mais público”, sugere a mesma publicação no portal da Fefumerj.
Deixe o seu comentário