O Friburguense é um clube historicamente difícil de ser vencido em Nova Friburgo. E por isso não é errado dizer que a temporada de 2022 é uma exceção. Pelo desempenho, pelos números e resultados, que vão afastando o sonho de voltar a figurar entre os clubes da elite do futebol estadual. Em que pese, obviamente, todo o cenário de dificuldades, e o fato de o Tricolor estar disputando a Série A2 com um elenco praticamente Sub-23.
Ainda assim, o crescimento nas últimas rodadas, os bons resultados conquistados longe de Nova Friburgo e o equilíbrio maior na Taça Corcovado alimentavam as esperanças de brigar pelas semifinais do segundo. Sonho este que ficou bem distante, e será muito difícil de ser concretizado após a derrota por 2x0 para o Americano, no último sábado, 9, no Eduardo Guinle. Os gols do time de Campos do Goytacazes foram marcados por Thiago e Jackson.
O Friburguense, mais uma vez sem Jorge Luiz e Toshyia e sem Lucas Mello, expulso no jogo anterior, entrou em campo com Pedro, Lucas Mineiro, Breno, Cris e Jean, Maurício; Lucas Mello, Mirral, Ryan, Rodriguinho e Barrozo; Wellerson e Renato. O Tricolor da Serra volta a campo no sábado que vem, dia 16, quando enfrenta o Angra dos Reis, fora de casa, no estádio Jair Toscano.
A situação tricolor
Cinco jogos movimentaram a quarta rodada da Taça Corcovado no último sábado, dia 9. E os resultados embolaram ainda mais as disputas para as vagas das semifinais do segundo turno da Série A2 Carioca. O Olaria manteve a ponta do Grupo A, com sete pontos, ao empatar em 1x1 com o Maricá, no Alzirão, em Itaboraí. O segundo colocado da mesma Chave é a Cabofriense, que chegou aos cinco pontos ao ficar no 2x2 com o Artsul, no Nivaldo Pereira, em Austin.
No Grupo B, o líder é o Sampaio Corrêa, que bateu o América por 3x2, em jogo eletrizante no Lourival Gomes, na Região dos Lagos, e chegou aos nove pontos. Quem completa o G2 com os mesmos nove pontos, mas perdendo nos critérios de desempate, é o Gonçalense/Petrópolis, que derrotou o Macaé, por 2x1, no Atílio Marotti, na Região Serrana. Somente um jogo isolado completa a quarta rodada da Taça Corcovado.
Com quatro pontos conquistados e na quinta colocação, o Friburguense teria que vencer Angra dos Reis e Cabofriense e torcer por uma combinação de resultados até difícil de ser calculada. Desta forma, o foco passa a ser afastar, o quanto antes, quaisquer riscos de rebaixamento. No geral são nove pontos ganhos, empatado com Maricá e Cabofriense, e com quatro de frente para o lanterna Angra.
Dentro deste cenário, o time comandado por Afonso depende apenas das próprias forças. De fato, basta um empate no Jair Toscano para escapar de vez. O Angra soma cinco pontos, e restando apenas uma rodada após o jogo do próximo sábado, não mais alcançaria o Frizão. Contudo, o adversário ainda tenta reverter a punição sofrida em instâncias superiores na Justiça, e desta forma, ainda há alguma possibilidade – ainda que bem remota – de recuperar os três pontos retirados na tabela. Por esse motivo, uma vitória traria a sensação definitiva de alívio para o Tricolor da Serra.
Outro detalhe é que o Angra dos Reis ainda joga por esta rodada, e pode encostar em termos de pontuação. É bem verdade que, como enfrenta o Volta Redonda nesta quarta-feira, 13, às 19h, no Raulino de Olveira, a tendência é de não pontuar e o cenário permanecer ainda bem favorável ao time de Nova Friburgo.
Tabela do Friburguense – Taça Corcovado
- América 0x0 Friburguense, Giulite Coutinho
- Friburguense 0x1 Olaria, Eduardo Guinle
- Macaé 0x1 Friburguense, Antonio Medeiros
- Friburguense 0x2 Americano, Eduardo Guinle
- 16/Jul, Sáb, 14h45 – Angra dos Reis x Friburguense, Jair Toscano
- 27/Jul, Qua, 14h45 – Friburguense x Cabofriense, Eduardo Guinle
Deixe o seu comentário